segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Fundação Cargil abre concurso de desenho e poesia para alunos da REME

:: Em Três Lagoas, as escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) buscam criar cidadãos capazes de interpretar textos de qualquer natureza, e que cultivem o hábito pela leitura. Isso vem de encontro com a parceria do programa de apoio ao Ensino Fundamental Fura-Bolo, da Fundação Cargill, que contribui para o estímulo à leitura e à educação de mais de 4 mil alunos no município.


Para comemorar o aniversário de uma década de atuação pelo Brasil, a Fundação vai promover um concurso do qual foram convidados todos os alunos do programa.


O concurso envolverá alunos das 135 escolas participantes do programa em todo o Brasil. A primeira etapa será uma seleção regional que direcionará os melhores trabalhos para a etapa nacional que, ao final, premiará os quatro melhores desenhos (1ª e 2ª séries) e poesias (3ª e 4ª séries) sobre o seguinte tema: “Uma história de folclore diferente”. Os resultados serão divulgados em 15 de novembro.


A parceria entre Administração Municipal e Fundação Cargill também desenvolve em Três Lagoas o programa “de grão em grão”, com objetivo do desenvolvimento dos conceitos de alimento seguro e agricultura familiar. De maneira pedagógica, o programa aborda aspectos como higienização de alimentos e pós-colheita de legumes e verduras produzidos em hortas. Nas escolas atendidas, a instituição implantou hortas para que os alunos possam colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula.


Ao todo, 16 instituições de ensino são atendidas pelos programas Fura-Bolo e “de grão em grão” em Três Lagoas. São elas: Escola Municipal Profª. Maria de Lourdes Lopes; Escola Municipal Joaquim Marques de Souza; Escola Municipal Profª. Maria Eulália Vieira; Escola Municipal Senador Filinto Muller; Escola Municipal Oiti – extensão da escola Filinto Muller; Escola Municipal Presidente Médici; Escola Municipal Eufrosina Pinto; Escola Municipal Parque São Carlos; Escola Municipal Grl. Nelson C. de Oliveira; Escola Municipal Olyntho Mancini; Escola Municipal São João; Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho; Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão; Escola Municipal Ramez Tebet; Escola Municipal de Educação no Campo Elma Garcia Lata Batista; Escola Municipal de Educação no Campo Antônio Camargo Garcia.


Desenvolvimento


O Programa Fura-Bolo é desenvolvido pela Fundação Cargill em 13 cidades de oito estados brasileiros. Em média beneficia 47 mil crianças por ano com idade entre 7 e 10 anos. O programa consiste na distribuição de uma coleção de livros desenvolvidos para alunos de 1ª a 4ª série, trazendo histórias, lendas, parlendas, trava-línguas, adivinhações, receitas típicas e uma série de outros gêneros textuais, de maneira leve, com muitas cores e imagens.


Sempre em parceria com prefeituras e secretarias municipais de educação, o Fura-Bolo também realiza anualmente os encontros de formações continuada voltados aos educadores para melhor implementação do programa.


Já o programa “de grão em grão” faz este ano o aniversário de 5 anos de atividades no Brasil.


Fundação Cargill


A Fundação Cargill foi criada em 1973 com o propósito inicial de contribuir para o desenvolvimento e a promoção da tecnologia e dos estudos científicos relacionados a agricultura, a agropecuária e ao desenvolvimento de atividades filantrópicas. Para ajudar no desenvolvimento da agricultura no Brasil, a Fundação já publicou cerca de 228 títulos, com enfoque nas ciências agrárias, distribuídos gratuitamente às instituições de ensino ligadas à agricultura, órgãos públicos, pesquisadores e professores.


A Fundação Cargill também promove atividades para estimular o trabalho voluntário dos funcionários da Cargill, auxiliando entidades sociais e do Terceiro Setor em cidades onde a empresa está presente.


Fonte : Assessoria de Comunicação  - Data : 2009-

2 comentários:

  1. Professor Juvenal, você está de parabéns por postar tantas informações importantes no Blog da Escola.
    Só mesmo quem assume um compromisso é capaz de levá-lo a sério.
    Parabéns mais uma vez pela sua dedicação.
    Pedrinho-FolhaEsportiva

    ResponderExcluir
  2. FRANCISCO ANTUNES DA COSTA27 de outubro de 2010 às 07:13

    PROF. JUENAL MOREIRA DA SILVA. FICO MUITO CONTENTE EM SABER QUE MEU AMIGO ESTEJA TRABALHANDO PARA O PROGRESSO DOS NOSSOS ALUNOS DE TRES LAGOAS. PARABÉNS IRMÃO!.
    XYKO ANTUNES DE JALES-SP.

    ResponderExcluir