quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Parque São Carlos, Maria Eulália e Joaquim Marques desenvolvem PROJETO SOBRE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Foto: Divulgação
Foto: Juvenal Moreira
Foto no salão de eventos da camara de vereadores, Dirce Viana           Profª Mildred   Mac Phersse Mendes Barbosa, autora do Projeto

A Secretaria de Educação e Cultura realizou a abertura oficial do projeto “Mercado de Trabalho: Abordagens e Perspectivas” na manhã de quarta-feira (30). O projeto tem como público alvo alunos do 9º ano das escolas Municipais Parque São Carlos, Maria Eulália Vieira e Joaquim Marques de Souza. Estiveram presentes ao evento a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Moura; o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan; a diretora do Departamento Administrativo da Secretaria de Educação e Cultura, Altamira Campos; e a diretora do CRASE Coração de Mãe e CMDCA, Nilce Figueiredo.
De acordo com Márcia Moura, os responsáveis pelo projeto estão de parabéns e os alunos estão sendo privilegiados por terem este momento único em suas vidas. “Os alunos estão passando por uma oportunidade ímpar, e os organizadores do projeto estão de parabéns pela iniciativa de ajudá-los a tomar essa decisão tão delicada em suas vidas que é a escolha da profissão”, parabenizou Márcia Moura.

Para a professora Mildred  Mac Phersse Mendes Barbosa, uma das idealizadoras do projeto, guiar os alunos ao mercado de trabalho é algo fundamental. “Orientar e dar a devida informação sobre o futuro emprego desses alunos tem grande importância, devido à fase de indecisão que se passa nessa idade”, ressaltou a professora.

Já o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, avalia que existe muita dificuldade em decidir qual profissão seguir: “tive muita dificuldade em decidir qual profissão seguiria, o que seria no futuro, e estes alunos estão na fase da descoberta em todos os sentidos”, argumentou o secretário.



Projeto


O projeto foi dividido em duas fases: primeiro a preparação, realizada nos meses de julho e agosto, e em seguida a fase de apresentação, que ocorrerá de setembro a dezembro deste ano. O objetivo principal do projeto é auxiliar aos adolescentes, que passam por uma fase natural de indecisões, a dar o primeiro passo em relação à vida profissional, e fazer com que eles não se deixem influenciar por opiniões diversas, como família e amigos. Através do conteúdo do projeto os alunos poderão obter orientação devida para a escolha profissional.



Orientação Profissional


O projeto também conta com a Orientação Profissional, que é um trabalho interativo onde o aluno terá de escolher e construir sua identidade profissional. Nesta fase surge a necessidade de trabalhar o autoconhecimento, suas habilidades e limitações para que possa escolher consciente e certeira sua profissão, tornando-o um profissional realizado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário