quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Projeto Geologia na Escola é Sucesso no São Carlos

fotos; Reprodução
Iniciado no ano de 2008, sob responsabilidade das Professoras de Geografia, Luciene Maria da Silva e Silva e Arlinda Montalvão, o Projeto Geologia na Escola, envolve aproximadamente 80 alunos da Escola Municipal Parque São Carlos, e conta com importante parceria da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do Prof. Dr. José Luiz.


O Projeto desde o seu início, envolveu somente crianças e adolescentes matriculados no 6º e 7º anos do ensino fundamental, atualmente com a nova lei da Educação passando para 9 anos o ensino fundamental, os trabalhos estão sendo desenvolvidos com os 7º e 8º anos. Além da presença marcante do Prof. Dr. José Luiz, os Acadêmicos de Geografia da UFMS Cristovam e Alessandro estão á frente do Projeto na soma dos esforços para buscar os mais diversos tipos de conhecimentos sobre esta Ciência. Para tanto já foram realizados coletas de amostras de rochas pelos alunos, bem como de solos existente nos bairros de Três Lagoas - MS, onde os mesmos residem. Todo o material coletado foram objeto de análise em sala de aula e faz parte do acervo de um pequeno laboratório localizado na entrada da Unidade Escolar para que os demais alunos possam tomar conhecimento dos trabalhos já realizados.


Segundo a Professora Luciene, os alunos fizeram saídas de campo para o bairro de Jupiá, as margens do Rio Paraná, Usina Hidrelétrica e na V.C.P - Votorantim Celulose e Papel, unidade de Três Lagoas, no intuíto de verificarem IN LOCO afloramentos rochosos, seu emprego em construções e a necessidade da preservação ambiental em todos os empreendimentos. "A conclusão das atividades ocorreram no dia 11/09/2009, com uma visita dos alunos á UFMS (Campus de Três Lagoas), onde todos visitaram o laboratório de Geologia e tiveram uma aula com o Prof. Dr. José Luiz; que no semestre passado, meados de março e abril esteve em palestra na Escola Municipal Parque São Carlos, com todos os participantes"., comentou a Professora, acrescentando que o dia 29/10/2009 estará acontecendo na UFMS um encontro de Universitário (ENAPET) e o Projeto Geologia Na Escola, será exposto por dois integrantes que irão divulgar o resultado, que na sua opinião foi extremamente positivo no tocante á aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário