quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Escola Municipal Parque São Carlos visita maior festa de Folclore do Brasil

fotos: Monique e Juvenal Moreira



Aproximadamente 40 alunos da Escola Municipal Parque São Carlos, de Três Lagoas, visitaram dia 14 de Agosto, uma das maiores Festa de Folclore do Brasil, que é promovido há 45 anos pelo município de Olímpia-SP. A viagem fez parte do projeto de valorização do educando, colocado em prática,com importante parceria da Professora Mildred (Português), autora do projeto, que através de uma comissão de professores, escolheram dentre os alunos do 9º ano matutino e vespertino, os melhores em comportamento, disciplina, nota e participação nas atividades extra-classe.

Para o deslocamento, o projeto contou com apoio da Vice Prefeita, Profª Marcia Moura e do Prof. Mário Grespan Neto, Secretário de Educação, que juntos viabilizaram o transporte. A delegação embarcou ás 05:horas da manhã, do dia 14 de Agosto, chegando na cidade de Olímpia/SP, por volta das 12hs. Ato contínuo, almoçaram, visitaram o comercio e o Museu, onde registraram a História da região, através de fotografias e foram brindados com apresentação de um tradicional grupo de capoeira. As l6 horas deslocaram-se para a Praça das Atividades Folclóricas Prof. José Santana, onde as atividades iniciaram por volta das l8hs, e puderam presenciar diversas apresentações, como: O Grupo Folclórico Pastoril Dona Joaquina de São Gonçalo do Amarante/RN. O Boi de Mamão de Florianópolis/SC. A Dança dos Parafusos e Samba de Roda, apresentado pelo Folclórico Lagarto/SE CIA de Dança Parafolclóricas "Terra Brasil" de Betim/MG. A Dança dos Mascarados, apresentado pelo Grupo Folclórico Poconé/MT. Dança apresentada pela Associação Cultural Anastasis de Olímpia/SP. Grupo Para folclórico "Sabor Marajoara" de Belém do Para.Grupo CTG Potreiro Grande de Tamandaí/RS. Grupo Para folclórico "Fogaça" de Maringá/PR e fechando as apresentações da noite com o Grupo Congo de Oeiras do Piauí.





Ao tomar conhecimento da presença dos estudante de Três Lagoas, o Presidente da Festa, empresário Paulo Duarte Ferreira, agradeceu a presença: Quero agradecer todos os estudantes e professores que apesar desta doença ora detectada no mundo,o que afastou muitos turistas e estudiosos do folclore brasileiro, entenderam a importância de manter viva a chama do folclore, comparecendo e motivando novas gerações a interessar pelas nossas história e nossas lendas, vislumbrando de maneira positiva", enfatizou juntos aos microfones da TV Record, que transmitiu ON Line, ao vivo através do Site:W.W.W.Folclóreolimpia.com.br.
 A professora Viviane, diretora da Escola Municipal Parque São Carlos, apoiou totalmente o projeto, colocando a disposição para desenvolver outras parcerias que venha priorizar o aprendizado:" Vamos trabalhar sempre focando o crescimento intelectual dos nossos alunos. aproveito para agradecer a Profª Mildrem, por oportunizar a clientela do São Carlos, já que em anos anteriores, Ela, desenvolveu o projeto em outros estabelecimentos de ensino. Estendo meus agradecimentos, ao Secretário de Educação Professor Mário Grespan Neto e a nossa querida Vice Prefeita e Profª Maria Moura, por não ter medido esforços para a concretização do projeto", finalizou a Diretora, que acrescentou: não posso esquecer dos nossos companheiros de trabalho que fizeram parte do projeto acompanhando os alunos, com a Profª Mildrem (Português), Luciana (Artes), Sirlei e Monique (Administrativo). E o Prof. Juvenal Moreira (diretor Adjunto).

Um comentário: