quarta-feira, 14 de março de 2012

E.M.Parque São Carlos constrói quadra de volei de areia


Em uma ação articulada entre direção, professores e estudantes, foi possível a construção de uma quadra para prática de voleibol na areia. Tudo aconteceu depois que o coordenador de Projetos na Escola municipal Parque São Carlos, Professor Ronaldo Pires da Costa, mostrou interesse em ampliar as atividades na unidade escolar, visando melhor desenvolvimento físico, intelectual e moral dos alunos através do esporte. Ao comentar com o diretor Juvenal Moreira, que também é professor de Educação Física e sabe dos valores que o esporte proporcina na formação das crianças e adolescentes, não mediu esforços para viabilizar os recursos e a quantidade de areia necessária, solicitada pelo organizador do empreendimento, vindo por realizar parceria com os estudantes participantes dos projetos, que recolheram garrafas peti e encheiro de agua, com intuito de dar sustentação e fazer o contorno em volta da quadra, formando o muro de proteção para evitar espalhar areia. Os servidores cavaram o buraco em volta e os professores: Aroldo, Serginho Oliveira e Suely Flores, em substituição aos engenheiros, encarregaram-se do resto, ficando com o lombo no sol!!!!. O quadra teve aprovação total do Secretario Municipal de Educação Professor Mario Grespan Neto, que se colocou a disposição para dar suporte aos projetos, vindo por elogiar a atitude dos envolvidos na realização. Para o professor Ronaldo Pires, foi pouco investimento e o trabalho de reaproveitamento das garrafas, é importante para proteger o meio ambiente.
Os estudantes aprovaram a ideia e já fazem aula de iniciação esportiva, pensando em competições futuras com a camisa da instituição, além de desenvolver atividades relacionadas com o projeto recreio dirigido. A direção da unidade agradece o empenho dos professores pelo sucesso alcançado.

COMO É O VOLEI NO MUNDO?

O vôlei é um esporte conhecido mundialmente e desde o ano de 1985 já é praticado no mundo todo. Um esporte inventado nos Estados Unidos por William George Morgan, sendo que o seu principal objetivo foi criar um esporte que não precisasse de nenhum tipo de contato físico de pessoa em pessoa, para evitar assim os riscos de lesões.

Trata-se de um esporte praticado por diversas pessoas, atletas e até mesmo atletas armadores, os quais gostam do esporte. O vôlei pode ser praticado tanto em quadra fechada como também na praia, conhecido como vôlei de areia.

O vôlei, independente se é praticado em quadra ou em areia é um esporte totalmente benéfico para o organismo, pois sua prática pode trazer benefícios para a saúde, pois é um esporte que ajuda na coordenação motora, ajudando a pessoa a ter mais equilíbrio, aumenta o reflexo, aumenta a força muscular dos membros inferiores e também dos braços, ajuda no crescimento da estrutura óssea em crianças e adolescentes, dentre outros benefícios.

É um esporte que pode ser praticado tanto por adultos como também por crianças e idosos e também pode ser praticado por mulheres como homens, pois é um esporte que permite acesso a diversas idades e sexo.

Este exercício é muito praticado principalmente por idosos, os quais mantêm a forma física e também ajuda o corpo a se manter estável e com saúde. Para os adultos é um exercício que ajuda a manter a forma, define os músculos do corpo todo, ajudando a esquecer os problemas do dia a dia, acabando com a ansiedade e o estresse, pois produz serotonina que é uma substância que dá prazer e aumenta a autoestima e bem estar.

O vôlei atua tanto na saúde física como também na saúde mental das pessoas, trabalhando diversos aspectos do nosso organismo, entre eles:

Agilidade: pois o vôlei necessita que o seu praticante tenha muita agilidade em todas as situações do jogo, tendo sua atividade estimulada, devido à necessidade de jogadas rápidas, tornando-se assim ágil;

Coordenação: o vôlei precisa de movimentos que não são comuns em nosso dia a dia e para conseguir realizá-los de maneira correta e eficaz, o praticante precisa treinar e ter uma boa coordenação motora, pois para se aprender um movimento que não é muito comum em nosso dia a dia é necessário coordenação, além de muito treino e dedicação, mas a partir do momento em que a pessoa tem uma boa coordenação motora para determinados movimentos, isso lhe proporciona um melhor movimento;

Gasto calórico: o vôlei, assim como todos os exercícios físicos, proporciona uma atividade física prolongada e de grande movimentação do corpo, tendo um gasto calórico de 600 calorias em 1 hora e 30 minutos de treino;

Massa Muscular: o vôlei predomina nos movimentos anaeróbicos, ou seja, aqueles movimentos musculares de curta duração de tempo, mas mesmo assim eles estimulam a obtenção de massa muscular, sendo os movimentos que estimulam a musculatura: ataque que trabalha as costas, ombros, peito, abdômen e braços, arrancada rápida e salto vertical;

As principais vestimentas que devemos utilizar na prática do vôlei são: tênis com boa absorção de impactos, meias longas para absorção do suor, camiseta de manga curta ou regata e devem ser lisas para deslizar no chão em situações de defesa baixa, calção curto ou shorts curto para liberdade nos movimentos;

Os equipamentos indicados são: esparadrapo nos dedos para evitar lesões, estabilizador para evitar torções nos tornozelos, joelheiras para os impactos nos joelhos e cotoveleira para proteção dos cotovelos.























Nenhum comentário:

Postar um comentário