sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fisk de Três Lagoas realiza festa de Halloween




A Escola Fisk de Três Lagoas, realizou na noite de sexta-feita (30), a tradicional Festa de Halloween. O evento teve início por volta das 19hs, e término ás 21hs, com grande participação dos alunos fantasiados a caráter. Segundo o Venazinho, esta criança maravilhosa que está acima nas fotos, a festa foi muito linda e marcante, um sucesso em sua vida!


Confira curiosidades sobre Halloween

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de Novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de Outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.


Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Halloween.

Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.

Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de Outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivo quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de Abril e no dia 31 de Outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!

A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.


Halloween pelo mundo


A festa de Halloween, na verdade, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, origem da festa. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

Espanha


Como no Brasil, comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de Novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

Irlanda


A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

México

No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas.


O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de Novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada.


Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.

Tailândia


Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Alguns significados simbólicos

A abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria

A vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.


O caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

A vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

As moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

Os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.

A aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

O morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.

O sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

O gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, auto-confiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo

Cores:

Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.

Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.

Roxo - cor da magia ritualística. Etc...

Escola Municipal Vila Verde será inaugurada no inicio do ano letivo 2010

Fotos: Juvenal Moreira

Com 15 (quinze) salas de aula, a mais moderna das Escolas da Rede Municipal de Ensino, entrará em funcionamento no início do ano letivo de 2010. A obra orçada em R$ 3.993.166,70, sob responsabilidade do Engenheiro Niltow Cesar Cantarella, da empresa vencedora da licitação, Athon Construções e Incorporações LTDA, encontra-se de acordo como o planejamento de execução e deverá estar completamente pronta no mês de Janeiro, para iniciar o ano letivo juntamente com as demais unidades da Rede Municipal.

Atualmente a unidade Escolar, está sendo batizada de Vila Verde, em homenagem ao Bairro em que se localiza, mais nada impede que a maior Prefeita que Três Lagoas, já teve em sua história (Simone Tebet), possa através da Câmara de Vereadores, reconhecer o trabalho de grandes mestres da Educação do Município, escolher um e homenageá-lo, colocando o nome que com certeza será muito bem aceito pelos Educadores, e principalmente pela comunidade .

Esta é a obra de número 250º, construída pela Governadora do Município Simone Tebet, localiza-se na esquina das ruas: Manoel de Faria Duque e Maria Moreira Queiroz.

Segundo a Professora Maria Aparecida do Nascimento Castro, responsável pelo setor de Inspeção Escolar, está sendo construído no térreo da unidade Escolar: 8 (oito) salas de aula, 01 (uma) secretaria, 01 (uma) diretoria, 02 (dois) sanitários, para alunos já adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, 02 (dois) sanitários para servidores, 01(uma) cozinha, 01(um) depósito para materiais, 01(uma) despensa, e uma quadra coberta, que inclusive, encontra-se pronta.
No primeiro piso: está sendo construído, 07 (sete) salas de aula, 01 (uma) biblioteca, 01 (uma) sala de informática, 01 (uma) sala de reforço escolar, 01 (uma) ampla sala para os Professores, 01(uma ) sala para as especialista em Educação, desenvolver com qualidade os trabalhos de coordenação e 01(uma) sala de recurso: Com o funcionamento desta Unidade Escolar vamos desafogar a E.M.Parque São Carlos, General Nelson Custódio de Oliveira e Olinto Mancini, nos anos em que serão atendidos, Pré-Escolar ao 5º ano", comentou a Profª Cida Castro que completou: "Vale ressaltar que ao todo serão construídos 1.292,54M² no térreo e mais 969,66M² no primeiro piso", finalizou a Professora que é muito querida por todos na Rede Municipal de Ensino.

 O empresário Luiz Augusto, proprietário de um comércio próximo a construção acredita que com o funcionamento da unidade escolar, a região vai ser lembrada pelas autoridades: "Eu nunca acreditei que um investimento dessa natureza chegasse em nosso bairro. Quero agradecer e parabenizar a Prefeita Simone Tebet, por tudo que está fazendo pelo nosso Município e também pela Escola que Ela, está fazendo no Bairro Vila Verde", disse Luiz Augusto.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fim da DRU aumenta em R$ 9bi os recursos para a educação

O montante representa 21% do orçamento da área em 2009, que foi de R$ 41 bi. Com a aprovação pelo Senado ontem da proposta de emenda à Constituição (PEC) que determina o fim da Desvinculação de Receitas da União (DRU) para a educação, a área terá 9 bilhões a mais em seu orçamento de 2011. O montante representa 21% do orçamento da área em 2009, que foi de R$ 41 bi.
Para o presidente-executivo do Movimento Todos Pela Educação, Mozart Ramos, a aprovação da PEC foi uma “vitória da educação brasileira”, já que o país “ainda investe pouco” na área. “Hoje o que é investido por ano em cada aluno é cerca de R$ 2 mil, o que representa metade do que os países vizinhos como o México, o Chile e a própria Argentina aplicam”, comparou ele, que é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).
A União Nacional dos Estudantes divulgou nota “em comemoração” à aprovação do fim da DRU sobre a educação. A diretoria da entidade defende que os recursos sejam aplicados principalmente na democratização da universidade pública.
O mecanismo da DRU foi criado no Plano Real, em 1994, para desbloquear 20% das receitas da União que têm gasto obrigatório por lei. Assim, o governo garantiu uma margem para redirecionar dinheiro das contribuições sociais (como o PIS/Cofins e a antiga CPMF) para outras áreas.
Com a aprovação do texto, em 2009 e 2010 serão descontados 12,5% e 5%, respectivamente. Em 2011, não haverá incidência da DRU na educação.
Além de garantir mais recursos para a educação, a PEC aprovada ontem também amplia a obrigatoriedade do ensino, passando a incluir a pré-escola e o ensino médio. Hoje apenas o ensino fundamental (dos 7 aos 14 anos) é obrigatório. O texto prevê que essa ampliação ocorra de forma gradual até 2016.
“O dia de ontem foi histórico porque tratou de duas coisas muito importantes para a qualidade: o financiamento e a universalização da educação básica em todas as suas etapas”, aponta Mozart.
Ele defende que os recursos extras que virão com o fim da DRU sejam aplicados justamente na ampliação das matrículas na pré-escola e no ensino médio. “Não adianta ampliar a oferta sem qualidade, e um dos pré-requisitos é ter um financiamento adequado”, afirmou.


Agência Brasil

Prefeita Simone Tebet homenagea Servidores com Mega Festa no D.O.S


Fotos Juvenal Moreira

Como é de praxe desde seu primeiro ano de mandato, a Prefeita Simone Tebet (PMDB), jamais deixou de reconhecer a colaboração dos Servidores  no sucesso da sua Gestão.


Esse reconhecimento é visível durante todos os dias do ano e quando chega o "Dia do Servidor Público", comemorado em 28 de outubro de cada ano, não têm medido esforços para prestigiar, reconhecer, valorizar e renovar os compromissos com essa categoria que muito sofreu com os Ex. Prefeitos.


Durante os seus cinco anos frente Administração Municipal, Simone Tebet, sempre surpreendeu os Servidores com benefícios.



Desta vez, anunciou casas para funcionários fez sorteio de brindes e participou intensamente dos festejos ao lado de Eduardo Rocha (Presidente do PMDB), seu esposo e amigo dos Servidores.




Vale ressaltar que muitos não compareceram em virtude que a  Festa foi somente para os funcionários(corretíssimo) e não para os familiares o que não impediu de superar números anteriores de participantes.





 Segundo os Professores Ademar Junior, Valdecy Rezende e Aurelio Dias Camargo, da E.M.P. São Carlos a Mega Festa, contou com aproximadamente 1500 (hum mil e quinhentos) participantes. Durante o evento foram feitos sorteios de diversos prémios, inclusive até uma linda BIKE. A servidora Josiane, lotada na Extensão do São Carlos, tirou sorte grande e foi uma das felizardas.


Diretores participam do Curso de Formação pela Escola


Sob responsabilidade da Tutora, Professora  Maria Aparecida  do Nascimento Castro, os Diretores e Diretores Adjuntos da REME - Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas-MS, estão participando do Curso, Programa de Formação pela Escola, em parceria com o F.N.D.E- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, PNAE - Programa  Nacional de Alimentação Escolar, PLI e Competências Básicas. Este curso utiliza a metodologia de ensino-aprendizagem a distância, por meio de materiais didáticos impressos -  com os quais os Diretores realizarão seus estudos de forma autonôma, com suporte de encontros presenciais  ocorridos anteriormente nos quais foram apresentados pela Tutora Professora Cida Castro (como é carinhosamente conhecida e respeitada na Rede Municipal de Ensino), módulos Competências Básicas, sendo distribuídos a todos os materiais didáticos.
Segundo a Tutora, Professora Cida Castro, o Programa de Formação Pela Escola, trata-se de uma iniciativa do FNDE, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED), onde ambos os órgãos do Ministério da Educação (MEC), visam, orientar os diretores como funciona os programas de desenvolvimento pelo FNDE e o papel desses programas na concretização dos objetivos da política educacional brasileira: "Quero parabenizar todos os diretores e os adjuntos que estão no Programa de Formação pela Escola e informá-los que poderão enviar o Projeto, por E.mail - (cidacastro01@yahoo.com.br), e os Cursistas que ainda tenham dúvidas poderão tirá-las através do telefone 3929 -1133, ramal 211, falando diretamente comigo", comentou a Tutora.

E.M.Parque São Carlos participa do "Projeto Elektro nas Escolas"


Conforme acordo com a Secretaria Municipal de Educação e dando continuidade á parceria do Projeto "Elektro Nas Escolas", estará sendo realizado reunião de acompanhamento dos Professores, no dia 4 de Novembro de 2009, no período da tarde, nas dependências da Câmara de Vereadores, á rua Sunão Miura 71 - bairro Santos Dumont. Na referida reunião será recolhido os relatórios dos professores sobre a implantação do Projeto em suas respectivas Unidades Escolares. Será recolhido também as fichas de cadastro e de acompanhamento das residências dos alunos, acompanhados pelos professores capacitados.

Na Escola Municipal Parque São Carlos 5 (cinco) professores participam do Projeto sendo eles: Cizenando Galvão de Lima Jr., Aurélio Dias Camargo, Marcela dos Reis França Alves e Lúcia Elisa de Oliveira Menon.
Segundo Sérgio Luiz Guidotti, capacitador do programa "Elektro nas Escolas", a serviço da Empresa Elektro Eletricidades S/A. "Na oportunidade estaremos também reiterando a importância dessa unidade escolar em participar do concurso "Elektro nas Escolas", conforme já divulgado no Curso de Capacitação dos Professores", comentou Guidotti, que completou: "Os trabalhos premiados serão por categoria. A Escola vencedora será premiada com um aparelho de TV LCD Tela Plana de 32 polegadas. O Professor orientador de categoria receberá um Netbook com tela de 8.9 e o aluno vencedor receberá um nintendo WII.Vale ressaltar que Professora Viviane da Silva Araújo, Diretora da Escola Municipal Parque São Carlos, apoia totalmente a realização de todos os projetos que venham somar com o desenvolvimento educacional dos Educando: "A Elektro é muito bem vinda nesta Unidade Escolar que aproveito para agradecer os nossos professores que abraçaram mais este trabalho com amor e muita dedicação", ressaltou a Diretora.

SEMEC realiza I Festa Afro Brasileira

Foto: Juvenal Moreira


Profª Inozemar de Souza Fraga, responsável pelas as inscrições

A Prefeitura de Três Lagoas, através de sua Secretária de Educação e Cultura - SEMEC, em parceria com a UFMS - Curso de História promoverá no mês de Novembro o I Festival da Cultura Afro-Brasileira onde acontecerão apresentações, Culturais, Debates, Palestras e Concurso Municipal "BELEZA AFRO-BRASILEIRA / 2009.
O Regulamento já foi encaminhado para todas as unidades escolares, para que todos possa participar. Inclusive o Secretário Municipal de Educação, Profº Mário Grespan Neto, solicita que as escolas estaduais, confirme sua participação através de ofício, com a Profª Sônia Maria Terezinha Barbosa, Presidente do COUNE - Conselho das Unidades Escolares.



 As Escolas municipais deverão confirmar presença pelo telefone 3929.1133, ramal 217, com a Profª Inozemar de Souza Fraga: "Peço aos Diretores das Unidades Escolares da REME, que não deixem para última hora, procure agilizar as participações o mais rápidos possível", pediu o Secretário.
  
Regulamento do Concurso

O Concurso será realizado pela Secretária de Ed. e Cultura. As regras abaixo deverão servir como critério básico para todos os concorrentes.

Serão Julgados: Beleza, Simpatia e Postura
Serão eleitas as 3 (três) primeiras colocadas: 1º Lugar, Rainha; 2º Lugar: Princesa; e 3º Lugar: Miss Simpatia.
Traje: Primeira apresentação deverá ser Esporte.
Segunda apresentação: Traje Afro.
A premiação será apenas troféus para todas as colocações.
Vale ressaltar que as candidatas vencedoras, ficam comprometidas a participarem dos eventos sociais promovidos pela prefeitura quando solicitadas.
 Será totalmente desclassificadas pela Comissão Organizadora a Candidata que se apresentar de forma contrária ao Regulamento

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Professor da E.M.P. São Carlos recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Fotos:Juvenal Moreira

A Câmara de Vereadores de Três Lagoas, prestou justa homenagem aos profissionais da imprensa que tem se destacado no quesito Cerimonial. O evento aconteceu na manhã de terça feira 27/10, em virtude do dia do Cerimonialista que de acordo com Lei Estadual,nº3.543, de autoria do Deputado Estadual Professor Rinaldo, do PSDB, deverá ser comemorado todos os dias 29 de Outubro de cada ano.



O Professor Nilo Capello Sobrinho, com formação acadêmica em Jornalismo, pela Universidade de Brasília, Geografia e História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é lotado na E.M.P.São Carlos, no período noturno, encontrando-se em período de plena recuperação da saúde, sendo que em breve estará reassumindo suas funções na Unidade Escolar como Profº de História. Vale ressaltar que o Professor Nilo, foi assessor de imprensa de várias administrações pública onde sempre desenvolveu um trabalho de qualidade, em prol da comunidade e mantendo-se sempre cortês, independente de algumas situações adversas.


Nilo Capello Sobrinho, esteve na Câmara de Vereadores, acompanhado de sua esposa, a também Professora Ruth Emília Gehre, que atualmente exerce a função de Diretora Adjunta da E.M.Prof. Ramez Tebet.

Além do conceituado Jornalista e Prof. Nilo Capello Sobrinho, foram homenageados também: Celio de Barros, Paulo Renato Penharbel, Ângela  Rodrigues Rondon e Anseia Gonzalez e Rena Silva Otero Belchior. O homenageado da E.M.P.São Carlos, recebeu MOÇÃO DE Congratulação das mãos do Vereador Jorge Queiroz (Jorginho do Gás).

A Sessão de Vereadores, iniciou com uma brilhante apresentação musical interpretada pelo Prof. Luís Otávio, que executou diversos clássicos infantis, com sua flauta doce encantando e arrancando aplausos do público presente. 

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Vasco Moretto faz palestra em Três Lagoas


Atendendo Solicitação do professor Mário Grespan Neto (Secretário de Educação), os Educadores da Rede Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas, compareceram e prestigiaram maciçamente a palestra sobre o tema: Avaliação, com o Doutor Vasco Moretto, da Cidade de Brasília e autor dos livros:

Construtivismo: "A Produção do Conhecimento em sala de Aula; Planejamento: Planejando a Educação para o Desenvolvimento de Competências, e Prova: Um Privilegiado Momento e não um Acerto de Contas. O evento aconteceu na Casa Paroquial da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Estiveram presentes diretores de departamentos e diretores e diretores adjuntos das mais diversas unidades educacionais da REME.


contundentes

Moretto, falou sobre a relação: Moral e Ética, seus significados  e sobre Componentes de Avaliação, sempre enfatizando que Avaliar não é punir.

Veja presença marcante de Educadores no evento





Educadores da Escola Municipal Parque São Carlos, ficar Poderiam não de fora deste importante evento educacional, que com certeza vai somar muito na Construção de Novos Cidadãos da comunidade estudantil da Unidade Escolar.


Equipe da Secretaria de Educação e Cultura: p direita / esquerda, Maria Célia, Viviam, Bela, e Maria Helena Ferreira, sempre presentes nos eventos relacionados com educação a do Município de Três Lagoas / MS




Equipa da Escola General Nelson Custódio de Oliveira, entre as registra pessoas-se, como Professoras presenças das Nações: Eine, Soninha e da Diretora Adjunta Ana Lúcia.

domingo, 25 de outubro de 2009

Prefeita decreta ponto facultativo dia 30 de outubro


As repartições públicas municipais terão Ponto Facultativo no próximo dia 30 de outubro, conforme o Decreto nº 159 publicado no último sábado (17), no Diário Oficial do Município.
Todos os departamentos não terão expediente, exceto os serviços que, por sua natureza, não possam sofrer paralisação. O Ponto Facultativo se dá em substituição ao dia 28 de outubro, data comemorativa ao Dia do Servidor Público.

O decreto considera a suspensão do expediente nas repartições públicas estaduais no dia 30 de outubro, e também a otimização do funcionamento da administração municipal pelo restabelecimento da rotina administrativa.

Ainda de acordo com o decreto municipal, haverá expediente normal nas repartições públicas no dia 28 de outubro de 2009.

 
Redução do expediente



Já o Decreto nº 160, também publicado no último sábado, dispõe sobre a redução do expediente administrativo das repartições públicas municipais, que será das 7h às 13h, no período compreendido entre 03 de novembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010.

Conforme o decreto, a redução do expediente tem por objetivo a necessidade de promover ações que resultem em redução do custeio da máquina administrativa, bem como minimizar os efeitos da crise estrutural que acometeu as finanças públicas, com significativa redução de repasses federais e estaduais.

Segundo o secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Arantes, nos meses de dezembro de 2008, e janeiro e fevereiro de 2009, houve uma redução de gastos consideráveis, proveniente do meio expediente.

Na época, foram economizados com telefonia 4,67%, que corresponde a R$ 3.278,76 mês; de energia, a redução nos três meses foi de 21,6%, num montante de R$ 16.718,63 mês; de água 9,40%, sendo R$ 3.346,28 mês; combustível 44,7%, no total de R$ 57.756,35 economia mês; e de diárias 52,57%, economizando para o Município R$ 30.474,29 ao mês.

Os serviços que por sua natureza não possam sofrer redução de funcionamento terão expediente normal de atendimento durante o período.

Fonte : Assessoria de Comunicação

sábado, 24 de outubro de 2009

Maria Helena visita sala de tecnologia

Fotos Juvenal Moreira

A Profª Maria Helena, Coordenadora do Gestar, esteve na E.M.P.São Carlos na noite de sexta-feira (23), onde reuniu com a especialista em Educação Rosana, ofereceu apoio aos Professores que encontravam-se integrados ao Gestar, bem como á tutora Profª Viviane da Silva Correa, e aproveitou para visitar a sala de tecnologia e ao grande amigo de todos da Rede Municipal de Educação Profº Lúcio.

"É muito bom que faça fotos e registre a minha presença aqui na E.M.P.São Carlos, assim todos irão ver que realmente estou trabalhando", brincou Maria Helena, que aproveitou também para ver e mostrar as fotos de sua máquina digital se ficou lindas como é de costume, para a especialista de Educação do Noturno Rosana.