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domingo, 27 de fevereiro de 2011

Educação Infantil em debate no Município de Três Lagoas

Fotos Juvenal Moreira

Com a finalidade de buscar caminhos para a melhoria nas condições de trabalho dos profissionais da Educação Infantil e principalmente na qualidade do ensino, a UFMS, em parceria com a Municipalidade, está oferecendo desde ano de 2010, Curso de Especialização em Educação Infantil, para um grupo de Professores e Gestores, lotados nestas Unidades Educacionais em Três Lagoas. O Curso teve início no dia 08 de Dezembro de 2010, com aula inaugural no Anfiteatro da Unidade I, por volta das 19 horas, com a presença do Professor Mario Grespan Neto, Secretario de Educação e Cultura do Município de Três Lagoas, além do Profº Dr. Menoni, Diretor do Centro Universitário no Município e convidados. 

Na oportunidade a Profª Drª Regina Aparecida Marques de Souza, apresentou uma pesquisa, onde evidenciou o cáus em que se encontra a Educação Infantil Brasileira, necessitando urgentemente que as políticas públicas para Educação Infantil, sai do papel e entre no campo das práticas e das realizações. Entende-se que nos últimos cinco anos, em Três Lagoas, foram construídos vários Centros de Educação Infantil, mas com o crescimento da população que em seis anos pulou de 85 mil, para 101.133 mil habitantes, a demanda aumentou consideravelmente, tanto que a Prefeitura para cumprir com sua responsabilidade alugou algumas residências onde está sendo recebida criança sem as mínimas condições de oferecer a qualidade que as atividades desenvolvidas requerem. Vale ressaltar que este atendimento está longe do que preconiza o REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, OS PARÂMENTROS NACIONAIS DE QUALIDADE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, OS PARÂMETROS BÁSICOS DE INFARA-ESTRUTURA PARA AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E AS DIRETRIZES CURRICULARES.

Drª Regina Aparecida Marques de Souza, em Três Lagoas

Drª Regina Aparecida
Foi com muita alegria que os alunos do Curso de Especialização em Educação Infantil, receberam esta catedrática da Educação Infantil e que ama o que faz, no Centro Universitário de Três Lagoas (Unidade I), no dia 26 de fevereiro (sábado), onde passou parte dos seus conhecimentos sobre POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. A Drª Regina, iniciou sua aula, apresentando documentos sobre as Políticas de Educação Infantil, o que provocou muitos debates, visto que a realidade local, precisa melhorar muito, pois este foi um dos compromissos assumidos pelos trabalhadores nos CEIS de Três Lagoas, presentes na aula. Apresentou SLAIDES dos indicadores de Qualidade da Educação Infantil, falou novamente da sua pesquisa, evidenciando o quadro triste que atualmente a Educação Infantil se encontra, focando que todos os que estão no curso, devem colocar em prática os conhecimentos adquiridos com o Curso de Especialização, pois, só assim, consegue melhorar o atendimento e as  condições de trabalho, vindo por solicitar a formação de cinco grupos de estudos para o Seminário final.

O 1º grupo formado por: Edmair, Maria das Graças, Val, Olíria Zuque, Célia, Heliety e Sandra Nóia, Estudou e debateu no Seminário, pensando no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, o que o grupo considera importante para que os professores conheçam do documento? Que conhecimentos devem ser trabalhados? Quais as práticas pode-se organizar a partir do referencial? Finalizando o Grupo apresentou uma música (Paródia) expressando a idéia de experiências com o referencial, que foi uma paródia muito aplaudida.

Paródia: A Casa (Vinicius de Moraes)

Educação não é brincadeira
É coisa séria
Não dê bobeira!

Você precisa saber então
O que é ser criança
E ser cidadão.

Ler DCNEIS e PPP
RECNEI, LDB
Mas não se esqueça
Dê apenas ler
É necessário fazer valer!!!


O 2º grupo, formado por: Rosimar, Jaqueline, Natalia, Mariane, Célia Claúdia e Juliana, apresentou experiências profissionais desenvolvidas com as crianças no Centro de Educação Infantil, que trabalham, levando em consideração a Política Nacional de Educação Infantil, enfatizando, seus objetivos, processos de organização do trabalho pedagógico, onde preparam brincadeiras e o atendimento á criança e familiares.
Grupo três ensaiando

0 3º grupo formado por:Edna, Geisa, Ana Maria, Fabiano, Juliana, Luciana, Vagner Rocha, dramatizou uma linda história, sobre Educação Infantil, apresentando sugestões quanto a organização das formas de se colocar em prática os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil apontando o papel que deve ser assumido pelo profissional da Educação Infantil e da Instituição.

O 4º grupo, formado por: JUVENAL MOREIRA, CECILIA, ELISSANDRA, GLAUCIA, CLAUDIA, SILVANIA E SUSANA, apresentou os princípios dos Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para as instituições de Educação Infantil em experiências de trabalho com prática desenvolvida com as crianças no CEI levando em conta a organização do trabalho pedagógico. Este grupo, apresentou SLAIDES de algumas instituições a partir dos Parâmetros.

O 5º grupo formado por: Maria Angelica, Suely, Luciana Cordeiro e Elisangela, relatou experiências com a prática desenvolvida com as crianças no CEI levando em conta o que sugere as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

 O grupo evidenciou através de cartazes inúmeras experiências bem sucedidas de acordo com o DCNs.





A Professora Mestre Rose, também contribuiu com o Módulo de Políticas para Educação Infantil.

Vale ressaltar que o Módulo sobre as Políticas para Educação Infantil, teve início na sexta feira (25), com início ás 19 horas, com a Professora Mestre Rose, que através do seu dinamismo questionou os Cursistas, se no Município de Três Lagoas, as crianças tem seus direitos respeitados? Falou do Sistema de Ensino; DCN da Educação Básica e DCNs da Educação Infantil.

A HORA DO LANCHE

Jaqueline Freitas Azevedo e Natalia Gonçalves Cerqueira



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