domingo, 8 de novembro de 2009

Paraná e Mato Grosso do Sul são os campeões no xadrez das Olimpíadas Escolares 2009

Foto:Washington Alves

Maringá - As competições de xadrez das Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, em Maringá, consagraram a enxadrista paranaense Cintia Leão, do CEC Cianorte, e Eduardo Narvaez (MT), representante do Colégio Hermesindo Alonso. O torneio realizado no Salão do SESC terminou neste domingo, dia 8. Por três dias o xadrez mobilizou 25 participantes, no masculino, e, 24, no feminino. O torneio de xadrez das Olimpíadas Escolares foi disputado em cinco rodadas, no sistema suíço, com 61 minutos para cada jogador.

Na tensa partida decisiva, entre as duas jogadoras invictas até então, Cintia bateu a enxadrista paulista Daphne Jardim, do COC Ribeirão Preto. "Ela começou melhor a partida, mas consegui reverter e ganhar meu primeiro título nacional", comemorou a paranaense, que treina jogando contra a irmã.

Festejada pelos pais, a nova campeã das Olimpíadas Escolares revelou que um de seus maiores sonhos é a elaboração de um projeto que leve o xadrez às salas de aula de Cianorte, sua cidade natal.

Além de Daphne Jardim, o pódio das campeãs foi formado por Ana Vitória Rothenbarth, do Colégio Isaac Newton (MT), campeã da edição das Olimpíadas Escolares em 2008.


Vitorioso entre os homens, Eduardo Novaez só queria saber de telefonar para os pais e comemorar a medalha de ouro comendo pizza com os amigos. Com uma boa vantagem construída nas quatro rodadas anteriores, o aluno sul-matogrossense, natural da cidade de Três Lagoas, utilizou uma tática prudente em seu jogo com Maicon Ferreira dos Santos, do Colégio Manoel do Couto (MG).
Com a boa campanha, Eduardo enfrentou seu último rival bem mais relexado. O paranaense Ivan Gonçalves (Colégio Estadual Benjamin Constant) ficou com o vice-campeonato. O bronze ficou com Rubens Cezila, da Esola Estadual Dom José (SP).
"Considero o torneio um sucesso. As Olimpíadas Escolares são a ponta do iceberg, mas ainda podemos ampliar o ensino do xadrez para ainda mais jovens brasileiros", analisou Claudio Tonegutti", coordenador geral da modalidade nas Olimpíadas Escolares.
As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e do Governo do Estado do Paraná.
Fonte -

http://www.cob.org.br/noticias/noticias_interna.asp?id=14920





--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário