O mundo do xadrez conheceu seu novo número 1, e com direito a recorde. O norueguês Magnus Carlsen assumiu a liderança da lista, tornando-se o mais jovem jogador da história a atingir o posto, segundo o The New York Times.
Carlsen tornou-se número 1 do mundo após bater o 11º da lista, o húngaro Peter Leko, na rodada final de um torneio realizado em Moscou, na Rússia. Apesar de apenas ter empatado na segunda colocação na competição, foi o suficiente para ele ultrapassar o então líder Veselin Topalov, de 34 anos, que não esteve no evento.
Carlsen, que completa 19 anos no próximo dia 30, é apenas o sétimo jogador a liderar o ranking de xadrez desde sua criação, em 1970.
O ex-campeão mundial pela Rússia Garry Kasparov era o mais jovem a ficar no topo do ranking. Em 1984, ele passou a liderar com 20 anos e nove meses. Depois de deixar o posto por um ano e meio, ele foi número 1 do mundo por 20 anos consecutivamente, até se aposentar em 2005.
A curiosidade é que Kasparov é o atual técnico de Carlsen. Eles começaram a trabalhar juntos em 2008. O jovem ainda luta para chegar ao seu primeiro título mundial.
O ranking de xadrez é baseado no acúmulo de resultados, que deixaram o norueguês com a pontuação de 2,806. Topalov tem 2,805, enquanto o atual campeão mundial, Viswanathan Anand, é o terceiro com 2,790.
Fonte: http://esporte.uol.com.br/ultimas/2009/11/16/ult58u1871.jhtm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário