segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Alunos do Projeto Sacode a Memória participam da 3ª Copa Bataguassu de Xadrez


Com apoio do Professor Mário Grespan Neto, Secretário Municipal de Educação e Cultura e de Marco Aurélio (responsável pelo transporte Escolar), os alunos do Projeto de Xadrez Sacode a Memória, participaram no domingo (01/11), da 3ª Copa de Xadrez da cidade de Bataguassu, onde reuniu os melhores enxadristas do Estado de Mato Grosso do Sul, além de representação de São Paulo/SP, Argentina, Iraque, Pirapozinho/SP, Presidente Prudente/SP, Presidente Epitácio/SP.  

Essa foi a primeira vez que os alunos do Projeto Sacode a Memória participam de uma competição onde reuniu enxadristas de nível altíssimo. Eduardo Novaes, venceu a 3ª Copa de Xadrez de Bataguassu, após derrotar na primeira rodada, o iniciante em competição Álvaro (Projeto Sacode a Memória), Geovane Zampieri ( Sejuvel/Fulenc), Mário Omar (Argentina), Raul Gerson Kopenhagen Feld (Cidade de São Paulo), classificando para disputar a final com Orlando Silvestre,  (Três Lagoas e Presidente da Federação de Xadrez de Mato Grosso do Sul que ficou na segunda colocação), vindo por ceder o empate atendendo solicitação do oponente, já que seria Campeão por antecipação). Eduardo Novaes é de Três Lagoas, e  representou a equipe  SEJUVEL/FUNLEC é também integrante da seleção Brasileira e atual nº 01 no Rank em sua categoria (14 anos).

 Raul Gerson Kopenhagen  Feld   representou a cidade de São   Paulo com inúmeros títulos de campeão dos mais diversos torneios em que tem participado, experiente e com uma peculiaridade em comum, esteve presentes em grande parte dos torneios realizado pela Federação Mato grossense de Xadrez, inclusive a 21 anos atrás quando formou a primeira diretoria da Federação. Raul Gerson, ficou com a terceira colocação da 3ª Copa de Xadrez de Bataguassu.
Gerson/SP e Novaes                                                                                                              Grande número de participantes




A realização


Os embates ocorreram na sede do Clube da 3ª Idade no bairro Santa Luzia, com início ás 8hs e término ás 18hs. A realização foi do Dr. Paulo Moreno, árbitro oficial da modalidade credenciado pela Federação e residente no Município de Bataguassu, Defensor Público aposentado, apaixonado pelo Xadrez.
Na foto: Celso, PauloMoreno e Eduardo Novaes
Na foto: Venazinho com o Campeão Eduado Novaes

 A competição recebeu importante apoio do Prefeito João Carlos, Profº Orlando Silvestre, Presidente da Federação de Xadrez do Mato Grosso do Sul, que além de oferecer a lógistica, abraçou a organização ao lado do Dr. Paulo Moreno, Secretário Municipal de Esportes, Arcanjo Gomes e de diversos voluntários amigos da modalidade. Foram premiados os primeiros e segundos colocados com medalhas em suas respectivas categorias e troféus para o campeão e vice na classificação geral.
Na foto Orlando e Eduardo Novaes
                                                           Foto dos vencedores


Após a entrega das premiações, o Presidente da Federação de Xadrez, o Treslagoense Profº Orlando Silvestre, parabenizou todos os presente, agradeceu a participação das equipes, enalteceu a organização do Dr. Paulo Moreno e sua equipe de trabalho em prol da modalidade no Município de Bataguassu, informou sobre os critérios técnicos para o rank dos enxadrista da Federação e que será publicado no SITE (xadrez_ms@hotmail.com )da federação, a partir de quinta feira, dia 5/11






O grande mentor do evento Dr. Paulo Moreno (paulomoreno2005@uol.com.br), agradeceu a presença de todos os participantes. Enalteceu o apoio recebido das autoridades local, a presença marcante e atuante do Presidente da Federação Profº Orlando Silvestre, a direção do Clube da Terceira Idade que cedeu o espaço físico para a realização da competição que contou com a participação de enxadrista até do IRAQUE através de ZIAD MANSOUR, que está realizando trabalhos no Frigorífico Marfrig e tomou conhecimento da 3ª Copa de Xadrez de Bataguassu, comparecendo para participar, finalizando: "Quero fazer uma agradecimento especial ao Enxadrista Raul Gerson Kopenhagen Feld, de São Paulo que é pela segunda vez que participa do nosso evento e convidar todos para a próximo em 2010, muito obrigado", falou o Promotor aposentado.


CLASSIFICAÇÃO GERAL

Categoria Absoluto: 1º lugar:       Eduardo Novaes      - T.Lagoas
                                2º Lugar :    Orlando Silvestre      -T. Lagoas 
                                3º Lugar:     Raul Gerson              - São Paulo

Categoria Cadete:   1º lugar :    Jociel Rocha             Maracajú
                               2º lugar :    Cleiton Consetim      T.Lagoas

Categoria Infantil:    1º lugar:  Fernando Ivo Fontana   Maracaju
                               2ºlugar:   João Vítor Melo          T.Lagoas

Categoria Pré-Infantil:  1º lugar: Giuliano Savio       Maracajú 
                                    2ºlugar:  Lincoln Leão       Maracaju

Categoria Mirim        1º lugar: Paulo Vicente Berti     T.Lagoas
                                 2º lugar: José Henrique           T.Lagoas

Categoria Pré-Mirim 1º lugar:José Galvani
                                 2º lugar: Julia Galvani

Categoria Feminino Única : 1º lugar FLavia Sirahata   T.Lagoas

                                          2° lugar:Amanda Braga de Maracaju                                3º gar: Julia Nakamura  T.Lagoas.


A equipe do"Projeto Sacode a Memória"da E.M. Parque São Carlos, marcou presença ficando entre os 30 melhores, sendo que o Profº Valdecir   Rezende Gonçalves, garantiu presença entre os 10 primeiros colocados.Vale ressaltar que haviam 70 enxadristas, participando do evento, inclusive Argentinos e Iraquianos.
 A equipe acompanhada  dos  seus  Professores: Valdeci Rezende Gonçalves e Juvenal Moreira, Diretor Adjunto da Unidade Escolar, juntamente com a acompanhante fem. Profª Telma Torres Moreira, almoçaram no Restaurante Avenida, o melhor do Municipio de Bataguassu.







2 comentários: