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segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

E.M.Parque São Carlos desenvolve Projeto "Xadrez Sacode a Memória"


Fotos Juvenal Moreira

Escola Municipal "Parque São Carlos
PROJETO "XADREZ SACODE A MEMÓRIA
Três Lagoas- MS
Autor do Projeto: Profº Juvenal Moreira
CREF: 0275.G/MS(Diretor Adjunto)
Responsável pelas aulas: Enxadrista Valdeci  Rezende
Duração: 1º de Agosto à 20 de Dezembro de 2009

Finalidade

A iniciativa de elaborar este projeto surgiu da necessidade de buscar uma fonte a mais para integrar, educar e interagir as crianças da Escola Municipal “Parque São Carlos”, através do esporte que desenvolve o pensar.

Baseado nisso, proponho como subsídio um trabalho de iniciação esportiva na modalidade de XADREZ, por ser considerado o esporte nº 01 para o desenvolvimento da criatividade humana, oportunizando aos participantes informações que promova facilidade no aprendizado, tornando- os cidadãos conscientes, atuantes e críticos.

Objetivo geral

* Estimular o interesse pela Educação Física  e a prática desportiva através de jogos de mesa contribuindo assim para a formação do homem, não só no aspecto desportivo como no reconhecimento do valor deste esporte para a saúde física e mental.

Objetivo Específico

Despertar o interesse das crianças pela prática do xadrez.

Desenvolver o intercâmbio social entre os alunos.

Estimular a criatividade dos participantes.

Descobrir talentos para a prática do jogo de xadrez e que possa representar a Escola e o município em competições futuras.

Levar as crianças a obedecer normas e regras.

Proporcionar mecanismos de integração das crianças através do desporto individual.

Favorecer a compreensão dos elementos de um jogo de xadrez, sua preparação, formação e o desenvolvimento físico e mental das crianças.  

 Desenvolvimento

Este Projeto será desenvolvido através de ensinamentos teóricos e práticos para grupos de aproximadamente vinte alunos de segunda a sexta feira e das13 às 17 h, sempre em período contrário ao das aulas.

No desenvolvimento teórico todos os participantes deverão receber informações sobre a história do xadrez, tabuleiro, peças e seus valores, bem como as suas respectivas movimentações.

No desenvolvimento prático serão orientados a executar corretamente os movimentos das peças chegando a situações de jogo.

Deverão também estudar e discutir as normas e regras que envolvem esta modalidade esportiva.



Conteúdo

Objetivo do jogo

Histórico do xadrez

Movimentos e captura das peças

Identificação das peças

Tabuleiro

Regras do:  * xeque

*xeque-mate

* pequeno roque

* grande roque

* afogamento

* jogo empatado

*em passant

* 50 movimentos

* posição repetida

* xeque perpétuo



Recursos materiais



Mesas

Cadeiras

Espaço físico

 Retro Projetor

Data show

Transparência

Cadernos

Canetas

20 tabuleiros

20 jogos de peças




Avaliação



A avaliação será um processo contínuo visando detectar os avanços e desenvolvimento dos alunos diante das atividades propostas.



Conclusão



Até o final do projeto os participantes deverão estar aptos a disputar campeonatos dentro de suas respectivas faixas etárias, oportunidade que será realizado um torneio interno para detectarmos o nível de conhecimento adquirido sobre o jogo de xadrez, além de realizações de festivais e participações em eventos (Intercâmbios).


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