PROJETO "XADREZ SACODE A MEMÓRIA”
Três Lagoas- MS
Autor do Projeto: Profº Juvenal Moreira
CREF: 0275.G/MS(Diretor Adjunto)Responsável pelas aulas: Enxadrista Valdeci Rezende
Duração: 1º de Agosto à 20 de Dezembro de 2009
Finalidade
A iniciativa de elaborar este projeto surgiu da necessidade de buscar uma fonte a mais para integrar, educar e interagir as crianças da Escola Municipal “Parque São Carlos”, através do esporte que desenvolve o pensar.
Baseado nisso, proponho como subsídio um trabalho de iniciação esportiva na modalidade de XADREZ, por ser considerado o esporte nº 01 para o desenvolvimento da criatividade humana, oportunizando aos participantes informações que promova facilidade no aprendizado, tornando- os cidadãos conscientes, atuantes e críticos.
Objetivo geral
* Estimular o interesse pela Educação Física e a prática desportiva através de jogos de mesa contribuindo assim para a formação do homem, não só no aspecto desportivo como no reconhecimento do valor deste esporte para a saúde física e mental.
Objetivo Específico
Despertar o interesse das crianças pela prática do xadrez.
Desenvolver o intercâmbio social entre os alunos.
Estimular a criatividade dos participantes.
Descobrir talentos para a prática do jogo de xadrez e que possa representar a Escola e o município em competições futuras.
Levar as crianças a obedecer normas e regras.
Proporcionar mecanismos de integração das crianças através do desporto individual.
Favorecer a compreensão dos elementos de um jogo de xadrez, sua preparação, formação e o desenvolvimento físico e mental das crianças.
Desenvolvimento
Este Projeto será desenvolvido através de ensinamentos teóricos e práticos para grupos de aproximadamente vinte alunos de segunda a sexta feira e das13 às 17 h, sempre em período contrário ao das aulas.
No desenvolvimento teórico todos os participantes deverão receber informações sobre a história do xadrez, tabuleiro, peças e seus valores, bem como as suas respectivas movimentações.
No desenvolvimento prático serão orientados a executar corretamente os movimentos das peças chegando a situações de jogo.
Deverão também estudar e discutir as normas e regras que envolvem esta modalidade esportiva.
Conteúdo
Objetivo do jogo
Histórico do xadrez
Movimentos e captura das peças
Identificação das peças
Tabuleiro
Regras do: * xeque
*xeque-mate
* pequeno roque
* grande roque
* afogamento
* jogo empatado
*em passant
* 50 movimentos
* posição repetida
* xeque perpétuo
Recursos materiais
Mesas
Cadeiras
Espaço físico
Espaço físico
Retro Projetor
Data show
Transparência
Cadernos
Canetas
20 tabuleiros
20 jogos de peças
Avaliação
A avaliação será um processo contínuo visando detectar os avanços e desenvolvimento dos alunos diante das atividades propostas.
Conclusão
Até o final do projeto os participantes deverão estar aptos a disputar campeonatos dentro de suas respectivas faixas etárias, oportunidade que será realizado um torneio interno para detectarmos o nível de conhecimento adquirido sobre o jogo de xadrez, além de realizações de festivais e participações em eventos (Intercâmbios).
Nenhum comentário:
Postar um comentário