sábado, 13 de novembro de 2010

Recreio dirigido na Escola Municipal Parque São Carlos diminue agressividade

Fotos: Juvenal Moreira
Contente aluno exibe o seus crachá de Monitor


Os alunos sentados e muito bem organizados ouvindo uma boa música
O Recreio Dirigido é um projeto que visa um recreio mais organizado e tranqüilo para crianças e adolescentes estudantes na Escola Municipal Parque São Carlos.
O aluno Igor Félix, aproveita para apresentação de peça de teatro
Coordenados por alunos do 9º anos e professores de Educação Física, a Escola Municipal Parque São Carlos, através dos seus diretores: Profª Viviane da Silva Correa e do diretor adjunto Profº Juvenal Moreira, criaram, desde o início do ano letivo 2010, um projeto que mudou a cara do recreio dos alunos. 

Crianças jogando Tênis de Mesa
É o Recreio Dirigido, em que são realizadas atividades organizadas através da participação de todos os alunos na hora do recreio.
A ideia do projeto surgiu quando a escola passou por um processo de eleição para diretores e foi colocado na proposta de trabalho dos atuais diretores, Viviane e Juvenal. A Escola conta com amplo espaço físico e não bem aproveitado. Agora com os alunos sendo os monitores, todas as atividades são dirigidas e muito bem ac
ompanhadas com a supervisão dos profissionais de Educação Física, que abraçaram a causa. 
 “As crianças precisam de espaço para correr e brincar, sem isso, elas se agrediam muito e ficavam agitadas”, comentou o professor Juvenal Moreira, atual Diretor Adjunto. .
O projeto é desenvolvido com participação dos alunos.  e de acordo com a Inspetora Ana Cristina Cordeiro, também responsável pelo projeto, nada foi imposto aos alunos. “Passamos de sala em sala falando sobre a proposta do projeto e perguntando às crianças se elas gostariam de participar. Todas adoraram”.

Profº Hagem coordenando o Futsal

As atividades desenvolvidas são brincadeiras, jogos educativos e leitura. Apesar de a escola dispor de poucos materiais, os que existem são bem cuidados pelos alunos. Eles mesmos buscam os brinquedos antes do recreio, e ao final, guardam cada coisa em seu lugar.
A novidade conta com a participação de monitores, que são os próprios alunos. Os monitores ajudam a cuidar das outras crianças e a organizar as brincadeiras. Toda a escola está engajada no projeto nos dois períodos: Matutino e vespertino. 
Tênis de Mesa

Para o aluno Igor Felix, do 6º ano "C", o projeto é muito legal. “Gosto muito desse projeto porque tem muitas brincadeiras diferentes, inclusive músicas”. Para ele, a diferença dos recreios de hoje para quando não havia o projeto é muito gra
nde. “Antes tinha muitas brigas e era bem desorganizado. Agora tem monitores, que são os meus colegas”, completa o garoto.
Entre os professores do período a satisfação também é grande, segundo o Professor Ronaldo Pires da Costa, depois do Recreio Dirigido diminuiu a agressividade entre os alunos e eles chegam pouco mais tranquilos em sala de aula. Além de também haver uma interação maior entre todos.
Profº Serginho  e Cilene Soraia, coordenam o voleibol
 O projeto acontece de segunda a sexta feiras.
Para o Diretor Adjunto Profº Juvenal Moreira, o importante é que outras escolas vejam e se espelhem para realizar em suas escolas também. Ele informa que a escola também está aberta a receber ajuda de parceiros que queiram colaborar com brinquedos, jogos e livros infantis.

Um comentário: