sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Alunos da REME participam de oficina no Ginásio de Esporte

Nesta sexta-feira (19) cerca de 1300 alunos da Rede Municipal de Ensino – REME participaram da oficina “Quero Ser Grande. Uma Construção Musical”, realizada no Ginásio Municipal de Esporte Professora Cacilda Acre Rocha, nos períodos matutino e vespertino. Participaram da abertura do evento o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, e a diretora de Cultura, Vickie Vituri.
O projeto é desenvolvido com o objetivo de incentivar a prática musical, a consciência ecológica e motivar a reflexão destes temas junto aos alunos, uma vez que promover assuntos como esses colaboram para agregar valor e formar crianças conscientes e que passarão as lições adiante.
Para a coordenadora do projeto da Editora Positivo, Alessandra Meira, os elementos culturais e artísticos ajudam a enriquecer o desenvolvimento e a socialização das crianças: “este é um projeto piloto que estamos levando para cinco estados do Brasil, e em Mato Grosso do Sul a cidade contemplada foi Três Lagoas. Pensamos em algo que atraísse as crianças e a partir do ano que vem a música irá fazer parte do currículo escolar destes alunos.
Foi então que surgiu o Projeto ‘Quero Ser Grande. Uma Construção Musical’, que discute temas importantes através de oficinas com material reciclável, onde elas transformam esses materiais em instrumentos, despertando assim a musicalidade”, explicou Alessandra.
Durante o evento, as crianças se reúnem em pequenos grupos sobre tapetes coloridos, acompanhada de seus professores e monitores. Durante a oficina, os pequenos desenvolvem seu próprio instrumento musical e outras atividades lúdicas relacionadas aos temas propostos para o encontro. A atração principal da iniciativa é o Grupo Construindo a Música, da cidade de Curitiba, que trabalha com as crianças repertório e oficina para a montagem de um objeto musical.
A coordenadora regional da empresa Solução Educacional, Nara Pasinato, falou sobre a escolha de Três Lagoas para a realização do evento que alia música, teatro e reciclagem: “Três Lagoas é um município de destaque no estado e esta ação vem para somar ao trabalho que a Secretaria de Educação realiza na rede municipal. O Sistema de Ensino Aprende Brasil quer levar às crianças arte e música, mas de maneira educativa e instrutiva”, reforçou Nara.

“Quero Ser Grande. Uma Construção Musical”

Itinerante, o projeto foi desenvolvido exclusivamente para alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental de municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. Em Três Lagoas, são esperados 1300 alunos do 2º ano para o evento.
No município de Três Lagoas, a Solução Educacional está presente desde 2007, atendendo mais de 9 mil alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário