quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Prefeita empossa novo Conselho de Alimentação Escolar

A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), empossou na manhã desta quinta-feira (4) os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Ao todo tomaram posse 14 novos membros, sendo sete titulares e sete suplentes, que ficarão responsáveis pela verificação da qualidade da alimentação escolar da Rede Municipal de Ensino, incluindo escolas da zona rural.
Antes de iniciarem suas atividades, os empossados que assumem mandato referente a quadriênio 2010 a 2014, irão receber curso de capacitação para instruírem-se das novas atividades a serem desempenhadas.

O Conselho de Alimentação Escolar tem por competência o acompanhamento da aplicação de recursos federais transferidos à conta do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a orientação sobre o armazenamento dos gêneros alimentícios nos depósitos e unidades escolares, o recebimento de relatório anual de gestão do PNAE e a emissão do Parecer Conclusivo aprovando ou reprovando a execução do Programa, cabendo ainda ao Conselho zelar pela qualidade dos produtos, em todos os níveis, desde a sua aquisição até a sua distribuição, observando sempre as boas práticas de higiene e sanitárias.
Reafirmando a importância do trabalho desenvolvido pelo Conselho, a prefeita Márcia Moura apontou questões que considera de suma importância na execução dos trabalhos do Conselho.
“Hoje vocês assumem um Conselho que é de grande importância para o nosso Município e que trabalha em conjunto com a Administração. Vocês irão conduzir o processo de nutrição e qualidade da merenda escolar. Um trabalho que deve ser executado com eficiência e eficácia, pois a alimentação deve ser vista como uma prevenção de problemas sociais, crianças que se alimentam bem tem um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilar conhecimentos”, enfatizou Márcia Moura.
Presente na cerimônia de posse, o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, após dar boas vindas ao novo Conselho, lembrou dos resultados positivos obtidos através do trabalho exercido pelos antigos conselheiros e que, segundo ele, deve ter continuidade pelas mãos dos novos empossados. “O antigo Conselho deixa o cargo com relevantes serviços prestados. Tudo que foi iniciado e que surtiu efeito positivo deve ser continuado por vocês que se disponibilizaram a realizarem essa importante tarefa”, frisou o secretário.
Também esteve presente no evento a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Viture.

Acompanhamento nutricional

A inclusão de alimentos saudáveis na refeição das crianças reflete diretamente em seu processo de crescimento e desenvolvimento, por isso é imprescindível realizar um acompanhamento nutricional e incluir desde cedo hábitos saudáveis na alimentação das crianças.

A nutricionista Vânia Mara Borges de Almeida, coordenadora de alimentação da Rede Municipal de Educação, esteve presente na ocasião e lembrou a importância do acompanhamento nutricional. “Crianças que consomem os nutrientes adequados terão um melhor desempenho escolar. Esse é um dos papéis do Conselho, através do trabalho do CAE temos um maior controle social no Município no que se refere à alimentação escolar. Os conselheiros trabalham como um espelho da sociedade cumprindo as metas que são preconizadas pelo Governo Federal”, explicou.

Membros do Conselho
Representantes do Executivo:
Adalgisa Campelo da Silva (Titular)
Larissa Rodrigues da Silva (Suplente)

Representantes dos Profissionais da área da educação:
Maria Laura Castro Santos (Titular)
Ana Paula Oliveira Acosta (Titular)
Cidolina de Fátima da Silva (Suplente)
Arlinda Fátima de Andrade (Suplente)

Representantes de pais de alunos:
Ana Cristina Cordeiro (Titular)
Gizabel Rodrigues Teixeira (Titular)
Katiúsia Nepomuceno dos Reis (Suplente)
Mirian da Silva Rodrigues (Suplente)

Representantes da Sociedade Civil:
Luzinete da Silva Andrade (Titular)
Valmiro de Souza (Titular)
Eliete Silva Ribeiro de Souza (Suplente)
Agílio dos Santos Martins (Suplente) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário