sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Biblioteca recebe mais de 1,5 mil visitantes por mês

Com 29 mil exemplares e a assinatura de vários periódicos, o local atende a população de todas as idades


O novo prédio da Biblioteca Municipal Rosário Congro, de Três Lagoas, foi inaugurado no dia 30 de junho de 2011. O local oferece à população um espaço dinâmico e integrado com a cultura, com um acervo de 29 mil livros, em uma área de 950 metros quadrados. E segundo os dados de visita, o local recebeu em 2011 uma média de 1,5 mil visitantes por mês.
fotoA biblioteca dispõe de sala para leitura individual, leitura em grupo e uma sala com 17 computadores à disposição da comunidade.
Pessoas portadoras de deficiência física também têm acesso facilitado a todos os ambientes do local, uma vez que a biblioteca cumpre as exigências de acessibilidade.
Além dos livros literários e didáticos, vários periódicos ficam a disposição da população. Para quem gosta de se manter informado com as notícias do dia-a-dia estão à disposição o Jornal do Povo e o Jornal Hoje MS; para quem gosta de cultura estão disponíveis edições atualizadas da revista Rascunho, Rollin Stone, Raça, Caros Amigos; e quem gosta de política tem a Diplomatique e a Revista Piauí.
A Biblioteca fica aberta à população de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. E, no período de recesso ficará fechada, mas a partir do dia 9 de janeiro volta a funcionar.
“Sou professora de linguística, então não a nada que eu acredite ser mais importante para o desenvolvimento do cidadão do que a leitura. Ler te ajuda a pensar, ajuda a ter argumentos e a entender os desafios”, explicou Márcia Moura.

Outras bibliotecas em Três Lagoas

A Administração Municipal também mantem bibliotecas nas escolas municipais do Parque São Carlos, Eufrosina Pinto, Ramez Tebet e Maria Eulália Vieira.
Em 2009, A Prefeitura de Três Lagoas junto com a Fundação Cargill inaugurou uma biblioteca na escola de campo Antônio Camargo Garcia, em Vera Cruz, com cerca de 400 exemplares literários. No início de dezembro o Instituto Internacional Paper (IIP) doou 297 para aumentar a biblioteca de Vera Cruz e, 147 exemplares dos clássicos da literatura nacional para a escola de campo Elma Garcia Lata, no Distrito de Garcias - estes foram os primeiros livros a compor a biblioteca da escola.
“Agradecemos muito essas doações, pois livros são importantes para a formação de nossas crianças”, destacou Márcia.
Os livros doados pelo IIP foram utilizados em novembro no projeto Cidade do livro Itinerante, que recebeu mais de seis mil estudantes de escolas públicas e particulares de Três Lagoas. O projeto pedagógico de incentivo à leitura é do Instituto International Paper (IIP) e contou com o apoio da Prefeitura.

Leitura para inclusão social

Também durante o ano de 2011, Administração Municipal doou 661 títulos literários, religiosos e técnicos para o Centro Penal Industrial "Paracelso de Lima Vieira Jesus", unidade de regime semiaberto masculino de Três Lagoas.
A doação foi através do Projeto Municipal Ação Cultura e Convívio, que também levou atrações culturais para os detentos, durante o ano de 2011.
Para essa doação foram realizadas pesquisas que identificaram as preferencias dos internos.

Novas Bibliotecas

Já no início de 2012 a Administração Municipal tem projetos para montar bibliotecas nos presídios masculino e feminino do Município. Além de uma no bairro do Jupiá e outra no distrito de Arapuá.

“Só com incentivo à leitura iremos melhorar nossa educação”, finalizou Márcia Moura.












Nenhum comentário:

Postar um comentário