segunda-feira, 14 de março de 2011

Começam trabalhos para criação do Sistema Municipal de Cultura

 Créd.: Marco Campos
Idéias sobre a implantação do Sistema Municipal de Cultura já começam a criar formas e sair do papel, foi iniciada nesta segunda-feira (14) o círculo de reuniões que contemplará as discussões que vão nortear a implantação do Sistema.
Encabeçando a discussão está o secretário de Cultura e Turismo de Andradina e representante do Ministério da Cultura, Fernando Magno.
“Encontramos aqui um Departamento coeso e com uma boa equipe, vamos capacitar essa equipe a implantar o Sistema Municipal de Cultura fazendo um trabalho com muito colaborativismo e gestão de campo, trabalhando com o desenvolvimento da cultura e dos fazedores de cultura. Precisamos unir a população ao departamento”, explicou Fernando.
As reuniões que devem acontecer uma vez a cada semana serão voltadas para atingir a população, mostrando a ela a importância da cultura junto a comunidade.
“Precisamos trazer a população para junto de nós, queremos que a comunidade dê sua opinião e expresse aquilo que espera da cultura de nosso município. Para que isso ocorra de forma natural vamos criar ferramentas que facilitem esse encontro, como fóruns de debates e reuniões com a população”, ressaltou a diretora do Departamento de Cultura Vickie Vituri.
O trabalho que será desenvolvido por Fernando Magno, através da empresa IMPROSED (Incubadora de Projetos de Desenvolvimento Socioeconômico) terá o auxílio de uma equipe de profissionais, entre eles da coordenadora de trabalhos e gerente de projetos, Sheyla Saori.
“Vamos trabalhar com profissionais que conhecem essa realidade e que já atuam nessa área, isso facilita o desenrolar das atividades’, afirmou Magno.
Para subsidiar os trabalhos a equipe de profissionais já desenvolveu um inventário, com perguntas que vão ajudar dar forma ao Sistema Municipal de Cultura, definindo como ele irá atuar. Aliado ao inventário foi criado um cronograma de ações. O cronograma traz as datas e especificações de cada atividade a ser desenvolvida até o término dos trabalhos.
“Como o Município tem como o prazo até o final do ano para criar o Sistema Municipal de Cultura, estamos trabalhando para concluir nossos trabalhos até o mês de julho, assim daremos tempo a Secretaria para se necessário fazer ajustes e tomar conhecimento de todo o funcionamento do Sistema”, garantiu Fernando.
De acordo com o cronograma de ações no mês de abril deve ser dada continuidade no processo de reuniões setoriais; no mês de maio estão previstos os fóruns setoriais de cultura assim como a sua sistematização e uma audiência pública de apresentação e debate da proposta do Relatório de Implantação do Sistema Municipal de Cultura; em junho acontecerá a Conferência Municipal de Cultura e no mês de julho está prevista para a entrega oficial do Plano de Desenvolvimento Cultural.

Sistema Municipal de Cultura

O Sistema Municipal de Cultura tem por finalidade planejar e implementar políticas públicas voltadas à proteção e promoção de atividades culturais que expressam práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário