sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eleição define membros do Conselho Municipal de Educação

Nesta sexta- feira (26) aconteceu eleição para a definição dos membros do Conselho Municipal de Educação.
Após reunião, a professora Maria Aparecida Castro da Secretaria de Educação foi eleita presidente do conselho, e a presidente do Sinted (Sindicato dos Trabalhadores de Educação), Elaine de Sá Costa foi escolhida vice.
O conselho é composto por 14 pessoas, sendo sete titulares e os demais suplentes. A eleição terá validade por quatro anos.
Segundo a presidente, o Conselho Municipal de Educação foi criado em 2007 através da Lei Orgânica do Município, mas a implantação aconteceu somente este ano.
Maria Aparecida agradeceu o empenho político da prefeita Márcia Moura (PMDB) para a instituição do conselho, assim como a luta do secretário de Educação, Mario Grespan, e do Sinted.
Para Elaine de Sá Costa, a criação do conselho representa um avanço muito importante para a educação, pois a categoria vem lutando desde 2002 para a sua implantação “Sempre vínhamos negociando, e agora na negociação salarial deste ano conseguimos implantá-lo. Para nós educadores é um avanço”, destacou a vice-presidente.






Secretaria de Educação abre Inscrições para convocação de professores

Na próxima segunda- feira (29) a Secretaria Municipal de Educação abre inscrições para o processo seletivo com o objetivo de contratar professores para o preenchimento de vagas nas unidades escolares.
Segundo o coordenador de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Urbano Azambuja, as vagas oferecidas são para os cargos de educação infantil, Inglês, artes, português, matemática e para a área de educação no campo.
As inscrições serão realizadas das 8 às 13 horas, na sede da Secretaria de Educação, e podem ser feitas até o dia 3 de dezembro.
Azambuja informou que os professores serão convocados por 20 horas/aula, e vão ser contratados através de um processo classificatório, respeitando os certificados e tempo de serviço.
Os interessados devem comparecer na sede da secretaria munidos de documentos pessoais (original e xerox), comprovante de residência, e certificados com registros a partir de 2006.
Para o secretário de Educação, Mario Grespan, o processo seletivo é a maneira mais justa para se fazer a contratação dos professores, pois respeitará os cursos de qualificação e capacitação, assim como a habilidade profissional de cada trabalhador.
A convocação desses professores, segundo o secretário, visa o preenchimento de vagas puras, dos afastamentos legais e, em razão do aumento no número de salas de aulas.

domingo, 21 de novembro de 2010

Escola Municipal Parque São Carlos comemora o Dia da Consciencia Negra



apresentação de alunas do CRASE/Coração de Mãe
A direção da Escola Municipal Parque São Carlos, juntamente com a equipe Pedagógica, realizou antecipadamente o Dia da Consciência Negra, no dia 19 de Novembro, nos período matutino e vespertino, onde os estudantes apresentaram diversas manifestações culturais, relacionadas com a luta em prol da igualdade de direitos e fora o preconceito. O Dia da Consciência Negra, comemora-se no dia 20 de Novembro, de cada ano. Vale ressaltar que a Profª Thebis (Matemática), juntamente com alunos do 9º anos, Profª Cristina Modesto, Luciana Nascimento, Ana Cristina Cordeiro, Hildete, Giane, e Letícia, organizaram uma mega exposição, em uma sala escura, enfatizando o tema: Consciência Negra, e as personalidades Negra, em destaque no mundo, além apresentar um vídeo para todos os alunos da unidade escolar, momento em que era convidados a visitar a sala pelos alunos do 9º anos. 
Alunos do 9º ano apresentando dança
 Um dos pontos marcante foi a explanação sobre a importância da data, apresentada pelo Profº André, integrante da Equipe do CRASE - Coração de Mãe, que também executou diversos números de dança, capoeira e samba de roda.

Poeta Marcelo Cordeiro, interpreta Poesia em homenagem a Palmares
 Toda manifestação cultural executadas pelos alunos foram de encontro com a lei 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, que incluiu o dia 20 de Novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. 
A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas com aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.






Profº de Capoeira André (CRASE) palestrou sobre o Grande Líder Zumbi e falou da Historia da Capoeira



Profº André do CRASE/ Coração de Mãe, palestrando sobre a importância do Dia 20/11
 O Profº André, iniciou falando que Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência anti-escravagista.
Profº André 
 Enfatizando que Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. E que foi capturado em povoado do Quilombo quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). 
Alunos jogando Capoeira
Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
O nome Palmares, segundo o Profº André, foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena).
Aluno Adão mostra habilidade com a Capoeira
 Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador.
Profº RAFA, com o Grupo de Capoeira da E.M.Parque São Carlos
 Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
Alunas apresentam o Samba de Roda
O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695, comentou André, que completou, "no Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região.
Grupo de Capoeira do São Carlos
 No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital, era Macaco, na Serra da Barriga.

A Domingos Jorge Velho, um bandeirante Paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares.
 Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares.
 Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de Novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
Especialista em Educação Simone Gomes
Finalizando o Profº André disse ainda que o Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.






sábado, 20 de novembro de 2010


Como escolher a escola perfeita para seus filhos

Grandes ou pequenas, públicas ou privadas, laicas ou religiosas, com curso integral ou em meio período, há em São Paulo 5.843 escolas, das quais 1.271 são de ensino médio. Indicar a mais adequada é lição de casa das mais rigorosas, em especial quando não há simulado nem se tem de quem colar.
Com a intenção de destacar as práticas pedagógicas comuns às melhores escolas, todas elas foram visitadas. Os repórteres assistiram a aulas, entrevistaram seus gestores e, é claro, ouviram os alunos. Sem a opinião dos próprios adolescentes, afinal, nenhuma decisão pode ser tomada. Educadores são unânimes em afirmar que pais e filhos devem escolher juntos a escola. Mais importante do que a posição no ranking, a instituição deve ter valores parecidos com os da família e se encaixar em suas expectativas. Inevitavelmente surgem muitas dúvidas: quanto é preciso pagar para ter um ensino de qualidade?

A vida do adolescente será exclusivamente dedicada ao estudo durante três anos? Tecnologia de ponta é essencial para o aprendizado? Essas e outras questões orientaram as visitas às escolas e alimentaram um debate realizado com a presença dos gestores desses seis colégios. Algumas respostas estão nesta e nas próximas páginas, em um guia preparado para quem pretende fazer matrícula ou avaliar se a escola já escolhida está no caminho certo.

Quanto custa estudar em uma escola de alto nível?
Um carro popular por ano. É esse o valor a que se chega tomando-se por base as mensalidades cobradas pelos campeões do Enem. Em média, são 13 parcelas de R$ 1,9 mil – ou R$ 25 mil anuais. A exceção é o IFSP, sexto colocado no ano passado, onde o ensino é gratuito. Em todos os demais, o alto custo das mensalidades é o preço que se paga por professores bem preparados e estrutura física adequada. Tudo isso, dizem os especialistas, influencia na formação do adolescente e pode ser crucial para seu desempenho.
Na quinta-feira (18), em sessão solene, presidida por Amarildo Cruz (PT) os deputados estaduais homenagearam lideranças do movimento durante a solenidade realizada em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Os deputados entregaram aos escolhidos o troféu Zumbi dos Palmares, um reconhecimento a pessoas, ONGs, universidades e demais entidades que atuam no combate ao racismo e em prol da igualdade racial em Mato Grosso do Sul.

No dia 20 de Novembro, é lembrada a morte do líder negro “Zumbi dos Palmares” e a data já era comemorada em Jaraguari, Corumbá e Itaporã, cidades que tiveram decreto municipal sobre o assunto. No Brasil, além de outros 400 municípios os estados de Mato Grosso e Rio de Janeiro também comemoram o 20/11 como dia da “Consciência Negra”.

Fonte: Época São Paulo

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Alunos da REME participam de oficina no Ginásio de Esporte

Nesta sexta-feira (19) cerca de 1300 alunos da Rede Municipal de Ensino – REME participaram da oficina “Quero Ser Grande. Uma Construção Musical”, realizada no Ginásio Municipal de Esporte Professora Cacilda Acre Rocha, nos períodos matutino e vespertino. Participaram da abertura do evento o secretário de Educação e Cultura, Mário Grespan, e a diretora de Cultura, Vickie Vituri.
O projeto é desenvolvido com o objetivo de incentivar a prática musical, a consciência ecológica e motivar a reflexão destes temas junto aos alunos, uma vez que promover assuntos como esses colaboram para agregar valor e formar crianças conscientes e que passarão as lições adiante.
Para a coordenadora do projeto da Editora Positivo, Alessandra Meira, os elementos culturais e artísticos ajudam a enriquecer o desenvolvimento e a socialização das crianças: “este é um projeto piloto que estamos levando para cinco estados do Brasil, e em Mato Grosso do Sul a cidade contemplada foi Três Lagoas. Pensamos em algo que atraísse as crianças e a partir do ano que vem a música irá fazer parte do currículo escolar destes alunos.
Foi então que surgiu o Projeto ‘Quero Ser Grande. Uma Construção Musical’, que discute temas importantes através de oficinas com material reciclável, onde elas transformam esses materiais em instrumentos, despertando assim a musicalidade”, explicou Alessandra.
Durante o evento, as crianças se reúnem em pequenos grupos sobre tapetes coloridos, acompanhada de seus professores e monitores. Durante a oficina, os pequenos desenvolvem seu próprio instrumento musical e outras atividades lúdicas relacionadas aos temas propostos para o encontro. A atração principal da iniciativa é o Grupo Construindo a Música, da cidade de Curitiba, que trabalha com as crianças repertório e oficina para a montagem de um objeto musical.
A coordenadora regional da empresa Solução Educacional, Nara Pasinato, falou sobre a escolha de Três Lagoas para a realização do evento que alia música, teatro e reciclagem: “Três Lagoas é um município de destaque no estado e esta ação vem para somar ao trabalho que a Secretaria de Educação realiza na rede municipal. O Sistema de Ensino Aprende Brasil quer levar às crianças arte e música, mas de maneira educativa e instrutiva”, reforçou Nara.

“Quero Ser Grande. Uma Construção Musical”

Itinerante, o projeto foi desenvolvido exclusivamente para alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental de municípios que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo. Em Três Lagoas, são esperados 1300 alunos do 2º ano para o evento.
No município de Três Lagoas, a Solução Educacional está presente desde 2007, atendendo mais de 9 mil alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino.

sábado, 13 de novembro de 2010

Recreio dirigido na Escola Municipal Parque São Carlos diminue agressividade

Fotos: Juvenal Moreira
Contente aluno exibe o seus crachá de Monitor


Os alunos sentados e muito bem organizados ouvindo uma boa música
O Recreio Dirigido é um projeto que visa um recreio mais organizado e tranqüilo para crianças e adolescentes estudantes na Escola Municipal Parque São Carlos.
O aluno Igor Félix, aproveita para apresentação de peça de teatro
Coordenados por alunos do 9º anos e professores de Educação Física, a Escola Municipal Parque São Carlos, através dos seus diretores: Profª Viviane da Silva Correa e do diretor adjunto Profº Juvenal Moreira, criaram, desde o início do ano letivo 2010, um projeto que mudou a cara do recreio dos alunos. 

Crianças jogando Tênis de Mesa
É o Recreio Dirigido, em que são realizadas atividades organizadas através da participação de todos os alunos na hora do recreio.
A ideia do projeto surgiu quando a escola passou por um processo de eleição para diretores e foi colocado na proposta de trabalho dos atuais diretores, Viviane e Juvenal. A Escola conta com amplo espaço físico e não bem aproveitado. Agora com os alunos sendo os monitores, todas as atividades são dirigidas e muito bem ac
ompanhadas com a supervisão dos profissionais de Educação Física, que abraçaram a causa. 
 “As crianças precisam de espaço para correr e brincar, sem isso, elas se agrediam muito e ficavam agitadas”, comentou o professor Juvenal Moreira, atual Diretor Adjunto. .
O projeto é desenvolvido com participação dos alunos.  e de acordo com a Inspetora Ana Cristina Cordeiro, também responsável pelo projeto, nada foi imposto aos alunos. “Passamos de sala em sala falando sobre a proposta do projeto e perguntando às crianças se elas gostariam de participar. Todas adoraram”.

Profº Hagem coordenando o Futsal

As atividades desenvolvidas são brincadeiras, jogos educativos e leitura. Apesar de a escola dispor de poucos materiais, os que existem são bem cuidados pelos alunos. Eles mesmos buscam os brinquedos antes do recreio, e ao final, guardam cada coisa em seu lugar.
A novidade conta com a participação de monitores, que são os próprios alunos. Os monitores ajudam a cuidar das outras crianças e a organizar as brincadeiras. Toda a escola está engajada no projeto nos dois períodos: Matutino e vespertino. 
Tênis de Mesa

Para o aluno Igor Felix, do 6º ano "C", o projeto é muito legal. “Gosto muito desse projeto porque tem muitas brincadeiras diferentes, inclusive músicas”. Para ele, a diferença dos recreios de hoje para quando não havia o projeto é muito gra
nde. “Antes tinha muitas brigas e era bem desorganizado. Agora tem monitores, que são os meus colegas”, completa o garoto.
Entre os professores do período a satisfação também é grande, segundo o Professor Ronaldo Pires da Costa, depois do Recreio Dirigido diminuiu a agressividade entre os alunos e eles chegam pouco mais tranquilos em sala de aula. Além de também haver uma interação maior entre todos.
Profº Serginho  e Cilene Soraia, coordenam o voleibol
 O projeto acontece de segunda a sexta feiras.
Para o Diretor Adjunto Profº Juvenal Moreira, o importante é que outras escolas vejam e se espelhem para realizar em suas escolas também. Ele informa que a escola também está aberta a receber ajuda de parceiros que queiram colaborar com brinquedos, jogos e livros infantis.

Clube Treslagoense de Aeromodelismo faz palestra na Escola Municipal Parque São Carlos



Fotos: Juvenal Moreira
Vadico e o Dr. Douglas
Drº Douglas, distribuindo convites aos Estudantes
Com a presença do Dr. Douglas Henry Borges, conceituado médico na cidade de Três Lagoas, e grande incentivador do Aeromodelismo no municipio de Três Lagoas/MS/BRASIL, o Clube Treslagoense de Aeromodelismo, realizou uma empolgante palestra na Escola Municipal Parque São Carlos, na sexta feira (12/11), por volta das 15hs. para mais de 50 alunos do 9º ano do ensino fundamental, onde contou como palestrante, uma grande personagem do mundo da aviação. Conhecido por VADICO, membro honorário da Força Aérea Brasileira, que fez um importante relato histórico da aviação brasileira e falou da sua paixão pela aeromodelismo, além de enaltecer os praticantes deste esporte em Três Lagoas, vindo por convidar alunos e familiares a prestigiar a 3ª FESTA: Denominada de :
 FESTIVAL TRESLAGOENSE DE AEROMODELISMO, que será nos dias 12, 13, 14 e 15/11 com atrações como: X Night Fly - Vôo Noturno, que será no Sábado, com praça de diversão e alimentação e que terá ônibus gratuito para o local, com saída da Praça Ramez Tebet, passando pela Avenida Filinto Muller, com destino ao local da Festa que fica no HARAS JAÓZINHO  - BR 158, KM 263 - Saída para a cidade de Selvíria. O evento será realizado nos dias: 12, 13, 14 e 15 de Novembro de 2010.


 A HISTÓRIA DO AEROMODELISMO EM TRÊS LAGOAS (www.aerotreslagoas.com)

foto: SITE do Clube
Pista pertencente ao Clube treslagoense, local que ocorrerá o evento

A emoção de voar estas fantásticas máquinas voadoras com os pés no chão. Três Lagoas não poderia ficar para traz com este hobby tão fascinante, com muito trabalho a ATLA - Associação Treslagoense de Aeromodelismo vem ao longo desses anos buscando incentivar o crescimento do aeromodelismo em nossa cidade e região, Lançamos nosso site que estamos aprimorando a cada dia e esperamos que seja do agrado de todos, e que através dele possamos mostrar um pouco do aeromodelismo que praticamos aqui em nossa cidade. Nossa missão: 
Promover o desenvolvimento do aeromodelismo em nossa cidade como um hobby saudável, para se compartilhar entre amigos e familiares, e apoiar as pessoas interessadas em ingressar no hobby.
O esporte modelismo, isso mesmo, aeromodelismo é considerado um esporte, chegou ao Brasil na década de 70 quando os aficcionados pelo hobby adquiriam, junto a casa Aerobrás de São Paulo, os pequenos kits de madeira balsa equatoriano (leve igual isopor) que eram montados e, quando lançados ao vento, eram impulsionados por pequenas hélices movidas pela simples torção de elástico. O hobby foi evoluindo, e logo surgiram os aviões controlados por cabos, os VCC. O avião ficava preso pela extremidade da asa e o piloto realizava vôos circulares ao seu redor. Ainda hoje, encontramos vários praticantes desta modalidade. O piloto Benê Rodrigues de São Paulo é um dos maiores ases desta modalidade. Na década de 80, Celso DeSanti de São Paulo, um aficcionado pelo esporte modelismo, começou a importar aviões radiocontrolados, mais sofisticados, que voavam livremente pelo céu sob o comando do piloto. Airton Senna da Silva, o nosso eterno Senna do Brasil foi um de seus alunos. Da nossa terra, o delegado Frank Corpa também fez parte deste seleto grupo, juntamente com Pedro Pedrossian Filho, o Pepê, filho do nosso ex-governador Pedro Pedrossian. Delegado Frank Corpa, além de ser uma excelência na construção de aeromodelos, foi o grande responsável pela introdução deste hobby em nossa Três Lagoas. Na década de 90 ficou conhecendo Guilherme Alves Garcia, agente fazendário e morador desta cidade, que nutria um grande interesse pelas maquininhas voadoras. Ganhando um pequeno aeromodelo do amigo e compadre Geraldo, de Campo Grande, Guilherme procurou o delegado Frank na ânsia por aprender a pilotar seu belo aeromodelo. Assim, começou a história do aeromodelismo em Três Lagoas. Frank reuniu os amigos Guilherme, Ezequiel e Anuar Capp Hamed, e juntos curtiam bons vôos nos fins de tarde no aeroporto municipal. Em 1997, outro apaixonado pelo hobby, o médico Douglas Henry Borges, recém saído da universidade e vindo trabalhar em nossa cidade, juntou-se ao grupo. Seus instrutores foram o delegado Frank Corpa e Guilherme Garcia. Em uma semana aprendeu a arte do aeromodelismo. Em 1998 fundaram a ATLA (Associação Treslagoense de Aeromodelismo) e, com ajuda de alguns empresários do município, construíram uma pista própria, toda asfaltada (200x16) na saída p/ Brasilândia, em uma área gentilmente cedida em comodato pelo empresário Jefferson Jorge Salomão. As atividades nesta respectiva pista duraram até o ano de 2007, quando uma construção de um alojamento p/ operários da fábrica VCP acabou inutilizando a pista, visto que, para uma total segurança, é proibido o vôo com aeromodelos sobre áreas povoadas. Sem uma pista p/ voar, os aeromodelistas solicitaram junto a administração municipal do aeroporto, uma permissão p/ a prática do esporte no pátio externo do aeroporto. Permissão concedida, os pilotos logo colocaram suas máquinas ao sabor do vento. Com a evolução constante do esporte modelismo, a partir de 1998, um piloto da cidade de Limeira SP chamado Fábio Trento, chamou a atenção do Brasil e do mundo do aeromodelismo, ao pilotar seu avião, um Laser 200, com precisão inigualável. O Laser 200 pertencia a categoria Giant Scale, que são aviões grandes com mais de 2mts de envergadura e impulsionados por potentes motores movidos a gasolina. Fábio difundiu os Giant Scales pelo Brasil. Neste ano, Guilherme Garcia e Douglas Borges entraram neste seleto grupo de pilotos com suas belas e potentes máquinas em escala gigante. Frank Corpa Montou para Douglas Borges um Laser 200 impulsionado por um motor 3W de 80cc, de fabricação alemã. Assim, ganhou os ares de Três Lagoas o primeiro aeromodelo 1/3 de Scala de Mato Grosso do Sul. Em seguida, Guilherme Garcia começou a construção de um EXTRA 300, impulsionado por um motor 3W de 100cc. Desde então, os aficcionados aeromodelistas Treslagoenses não pararam mais. Todos os finais de tarde dos sábados e domingos eles podem ser encontrados no pátio externo do aeroporto municipal, elevando ao céu suas belas máquinas voadoras. Em breve, ainda este mês, estarão voando em pista própria, particular, que está sendo construído em uma área na estância Jaozinho, gentilmente cedida pelo mais novo membro da associação, o engenheiro civil Álvaro Martins. Para os simpatizantes do esporte é sempre um belo prazer dar uma esticada até o aeroporto e ficar, por horas, apreciando o balé dos aeromodelos treslagoenses.
Este é um breve resumo da história do Aeromodelismo no Brasil e em Três Lagoas.

Por: Douglas henry Borges) 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Escola Municipal Parque São Carlos/Três Lagoas/MS desenvolve Projeto: Revelando Talentos

Sonia e Osvane ensaiando para apresentação


ESCOLA MUNICIPAL PARQUE SÃO CARLOS
Programa da Aceleração da Aprendizagem
Projeto:   REVELANDO TALENTOS
Compositor: Letra e melodia : Osvane de Oliveira Santana (aluno :PAA III “A” 6° e 7° ano)
             Professora:  Francisca Pereira Modesto

   MÚSICA: SÃO CARLOS UMA MÃE ACOLHEDORA (RITMO CURURU)

COM MEU VIOLÃO NO PEITO
ESSA LETRA IMPROVISEI
RIMANDO VERSO COM VERSO
UMA MÚSICA  EU FORMEI
PRA FALAR DA NOSSA ESCOLA
ME PRONTIFIQUEI NO ATO
INAUGURADA ELA FOI
14 DO  MÊS DE JUNHO DO ANO 94.

FOI NUM TERRENO ESPAÇOSO
ONDE TUDO COMEÇOU
DOADO POR CARLOS NUNES ZUQUE
  O VEREADOR
NO BAIRRO PARQUE SÃO CARLOS
A NOSSA ESCOLA NASCEU
O MESMO NOME DO BAIRRO
A ESCOLA RECEBEU

NO INÍCIO DO ATENDIMENTO
A ESCOLA OFERECIA
EDUCAÇÃO INFANTIL
FUNDAMENTAL TAMBÉM TINHA
COMO MÃE ACOLHEDORA
MUITOS ELA RECEBEU
ALUNOS DE OUTRA ESCOLA
COM CARINHO ACOLHEU

MARISA APARECIDA ALVES MORAES A PROFESSORA
FOI A PRIMEIRA NA ESCOLA
 ATUAR COMO DIRETORA
CINCO ANOS DE TRABALHO
COM MUITA DEDICAÇÃO
CUMPRINDO COM SEU DEVER
NO TEMPO DE SUA GESTÃO

OS ANOS FORAM PASSANDO
NO TEMPO DE OUTRA GESTÃO
ISSAN FARES PRA PREFEITO
VEIO GANHAR A ELEIÇÃO
A ESCOLA FOI REFORMADA PRA ATENDER A CIDADE
PROPORCIONANDO A TODOS
UM ENSINO DE QUALIDADE

ATUALMENTE A ESCOLA
TEM UMA NOVA DIREÇÃO
LEVANDO O TRABALHO A SÉRIO
TEM A MINHA APROVAÇÃO TENDO COMO DIRETORA
VIVIANE DA SILVA CORRÊA
E O DIRETOR ADJUNTO
PROFESSOR JUVENAL MOREIRA

VOU TERMINAR OS MEUS VERSOS
QUE FIZ COM O CORAÇÃO
AGRADECENDO A TODOS
FUNCIONÁRIOS E A DIREÇÃO
E A TODOS PROFESSORES
A ELES DEUS DEU UM DOM PRA ENSINAR COM CARINHO
OS FUTUROS DESTA NAÇÃO.




POESIAS:
UM DIA NA MINHA VIDA
Escritor por: Henrique  Moreira Moraes
Professora:  Francisca Pereira Modesto

FELICIDADE

REVER AMIGOS ANTIGOS.
SER SOLIDÁRIO]ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
MOTOS DO ANO.
ESTUDAR MUITO.
CRESCER NA VIDA.
AMAR AO PRÓXIMO.
NAMORAR.
SAIR COM MINHA MÃE.
SAIR COM MINHA FAMÍLIA.
IR EM PASTELARIAS.
TOMAR SORVETE.

ANTIFELICIDADE

BRIGAR EM PÚBLICO.
FICAR DE CASTIGO.
PERDER ALGUM DOS MEUS ANIMAIS.
TERMINAR COM A NAMORADA.
BRIGAR COM MINHA MÃE.
CRITICAS DE PESSOAS QUE NÃO ME CONHECEM.
INIMIZADE.
PESSOAS QUE ME DESEJAM MAL.
PESSOAS FALSAS.

  
Escrito por: Maick dos Santos Xavier (PAA  IV 8° E 9° ANO)
Professora:  Francisca Pereira Modesto

FELICIDADE
MINHA NAMORADA.
MINHA FAMÍLIA.
MEU TRABALHO.
MEUS AMIGOS.
MEU DIA-A-DIA.
MINHA PROFISSÃO.
UMA VIAGEM.
DAR CONSELHOS E SER ENTENDIDO.
BRINCADEIRAS NA HORA CERTA.
OUVIR UMA BOA MÚSICA.
FICAR PERTO DE PESSOAS QUE GOSTAMOS.
RECEBER CONSELHOS E ENTENDÊ-LOS.


ANTIFELICIDADES


QUANDO TE ACUSAM PELO QUE VOCÊ NÃO FEZ.
QUANDO É MALTRATADO]QUANDO É MAGOADO.
QUANDO TE FAZEM BRINCADEIRA DE MAL GOSTO.
QUANDO É REJEITADO.
QUANDO NÃO QUEREM O TEU BEM.
PESSOAS QUE FALAM MAL DA TUA TUA VIDA.
QUANDO NÃO CONSIGO RESOLVER PROBLEMAS.
QUANDO NÃO CONSEGUIMOS O QUE QUEREMOS.
PESSOAS IGNORANTES.
PESSOAS MAL EDUCADAS.

Sonia Marcelia Amarilha dos Santos e Osvane  Oliveira Santana, irão se apresentar no dia 26 de novembro no salão de eventos Profº Elcio Lopes Rigo (Sinted de Três Lagoas). Além da música: São Carlos uma mãe acolhedora (feita por Osvane), Sonia irá interpretar, com  o acompanhamento do colega Osvane, a música Tristeza do Jeca.


domingo, 7 de novembro de 2010

Concursos públicos abrem 2,7 mil vagas

Entre eles estão Prefeitura do Rio, Vitória e Teresina e TRE-ES; salários chegam a R$ 9.900 na Prefeitura de Joanésia (MG)

 
 
Pelo menos 13 órgãos abrem inscrições na segunda (8) e terça-feira (9) para 2.701 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.900 na Prefeitura de Joanésia (MG).

Os órgãos que abrem inscrições na segunda são os seguintes: Instituto Rio Branco, Polícia Civil do Espírito Santo, Prefeitura de Aracruz (ES), Prefeitura de Bauru (SP), Prefeitura de Galinhos (RN), Prefeitura de Teresina, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo e Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. O total é de 904 vagas.

Já na terça-feira a Prefeitura de Itaberaí (GO), Prefeitura de Joanésia (MG), Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Vitória e Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo abrem as inscrições para 1.797 vagas.

INSTITUTO RIO BRANCOO Instituto Rio Branco e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram processo seletivo para o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia. O benefício é voltado para candidatos negros, que tenham concluído ou irão concluir curso superior em 2011. Os selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 25 mil, pago em parcelas de março a dezembro de 2011, que deverão ser investidos na compra de material didático e pagamento de cursos preparatórios para o concurso de admissão à carreira de diplomata, realizado anualmente (veja aqui o edital).

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 26 de novembro, por meio do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2010. A participação é gratuita.

O candidato também deverá remeter, via Sedex, cópias dos documentos exigidos pelo edital para o “Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia”, Central de Atendimento do CESPE/UnB, Caixa Postal 4488, CEP 70904-970, Brasília/DF.

O processo seletivo contará com prova objetiva, prevista para o dia 11 de dezembro, e prova de redação em língua portuguesa e língua inglesa, prevista para o dia 12 de dezembro.

As provas serão aplicadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Os candidatos também passarão por análise de documentação enviada pelo candidato no momento da inscrição e de entrevista técnica. Essa etapa ocorrerá em Brasília.

POLÍCIA CIVIL DO ESPÍRITO SANTOA Polícia Civil do Espírito Santo lançou nesta sexta-feira (29) concurso púbico para o preenchimento de 207 vagas de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 2.510,52 a R$ 6.961,81 (leia aqui o edital).

Os cargos de nível superior são delegado de polícia substituto (39 vagas), escrivão de polícia (60), médico legista (2), perito criminal (20), perito criminal especial (6), perito em telecomunicação (2), perito papiloscópico (40) e perito em fotografia criminal (15). Para nível médio o cargo é de auxiliar de perícia médico-legal (23).

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/PCES2010/ das 10h de 8 de novembro às 23h59 de 28 de novembro. A taxa é de R$ 90 para nível médio e R$ 130 para superior.

A seleção inclui provas objetivas e prova discursiva, prova de aptidão física, exames psicopatológicos (exame médico, incluindo o exame toxicológico, e avaliação psicológica), prova prática de digitação (somente para o cargo de escrivão de polícia), avaliação de títulos (apenas para cargos de nível superior) e investigação social e criminal. Os aprovados passarão, ainda, por curso de formação profissional.

As provas objetivas estão marcadas para o dia 23 de janeiro.

PREFEITURA DE ARACRUZ (ES)A Prefeitura de Aracruz (ES) abriu processo seletivo para 8 vagas temporárias de médicos. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 10 de novembro. São 6 vagas para médicos para o Programa Saúde da Família (PSF) e 2 para psiquiatras (veja aqui o edital).

O contrato temporário terá duração de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período. O candidato deve se inscrever das 12h às 18h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que fica na Avenida Morobá, nº 20, no bairro Morobá. Os profissionais serão contratados para atender o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa de Atenção à Saúde (PAS) do município de Aracruz.

Para se inscrever ao cargo de médico do PSF é necessário ter ensino superior completo e registro no CRM. O salário é de R$ 8.542,00 (R$ 2.798,12, acrescido de R$ 5.641,88 de gratificação e mais R$ 102,00 de insalubridade) e a carga horária, de 40 horas semanais.

Para as 2 vagas de médico psiquiatra também é preciso ter ensino superior completo, registro no CRM e comprovante de residência médica ou especialização em psiquiatria. A carga horária é de 20 horas semanais e o salário, de R$ 2.930,10 (R$ 1.399,06, mais gratificação de R$ 1.429,04 e R$ 102,00 de insalubridade).

De acordo com dados oficiais do edital, a idade máxima para inscrição é de 70 anos incompletos. O processo seletivo consiste de analisar a experiência e a qualificação profissional do candidato, por meio de prova de títulos.

PREFEITURA DE BAURU (SP)A Prefeitura de Bauru (SP) abre inscrições nesta segunda-feira para 6 vagas de médico (nível superior) e 2 de desenhista (nível médio). O salário é de R$ 3.360 para médico e de 1.260,00 para desenhista (leia aqui os editais).

As inscrições para as vagas de médicos devem ser feitas no Departamento de Recursos Humanos, na Avenida Nuno de Assis, 14-60, Jardim Santana, em Bauru.

As inscrições para desenhista devem ser feitas no Tiro de Guerra, na Rua Silvio Marchione, 20-5, Vila Nova Cidade Universitária, em Bauru.

A taxa é de R$ 20 para desenhista e de R$ 30 para médico. As datas das provas objetivas serão confirmadas.

PREFEITURA DE GALINHOS (RN)A Prefeitura de Galinhos (RN) abriu concurso para 124 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 510,00 a R$ 9.800,00 (veja aqui o edital).

As inscrições devem ser feitas de 8 de novembro a 10 de dezembro na sede da Prefeitura Municipal de Galinhos, na Praça dos Três Poderes - Centro, e na sede da Acaplam, na Av. Miguel Castro, 1495, Lagoa Nova, Natal, das 8h às 12h e das 14h às 17h, e até 12 de dezembro pelo site www.acaplam.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 26,00 a R$ 62,00.

As provas escritas serão realizadas no dia 16 de janeiro de 2011.

PREFEITURA DE TERESINA (PI)A Prefeitura de Teresina abriu concursos para 83 vagas em cargos de nível fundamental e superior na area de saúde. Os salários vão de R$ 510 a R$ 4.832,11 (veja aqui os editais).

São 5 vagas para agente comunitário de saúde e 78 para cargos de médico, terapeuta ocupacional, administrador, administrador hospitalar, analista de sistemas, contador e advogado.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://nucepe.uespi.br/ de 8 a 26 de novembro. A taxa varia de R$ 20 a R$ 120.

Haverá redução de 50% do valor da taxa de inscrição para os candidatos estudantes que comprovarem a sua situação através de cópia da carteira estudantil (ano de 2010) acompanhada de declaração da instituição de ensino em que está matriculado, comprovando sua frequência presencial regular.

A prova objetiva será no dia 9 de janeiro, na cidade de Teresina, das 8h30 às 12h30.

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DE SP
A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo lançou concurso para o preenchimento de 456 vagas de níveis médio e superior para todo o estado – 5% das vagas serão reservadas a deficientes. Os salários variam de R$ 710 a R$ 1.700 (veja aqui o edital).

Para nível médio são 200 vagas de oficial administrativo. Os cargos de nível superior são para analista administrativo (124), analista sociocultural, formado sem biblioteconomia, museologia ou pedagogia (12), psicólogo (20) e médicos nas especialidades de clínico geral (49), ginecologista (7) e psiquiatra (44).

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, exceto para médicos, que é de 20 horas.

As inscrições devem ser feitas de 8 de novembro a 7 de dezembro pelo sitehttp://www.vunesp.com.br/. As taxas de inscrição são de R$ 40 para nível médio e de R$ 65 para nível superior.

Os candidatos passarão por provas objetivas para todos os inscritos. O exame está marcado para 20 de fevereiro para o cargo de analista administrativo e para o dia 27 de fevereiro para os demais cargos.

Para os cargos de oficial administrativo e médico o candidato deverá optar por realizar a prova objetiva em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

Para o cargo de analista administrativo o candidato deverá optar por realizar a prova em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, São Paulo ou Taubaté.

Para os cargos de analista sociocultural a prova será realizada no município de São Paulo.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBAO Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba lançou seleção pública para 18 vagas de juiz leigo, que tem atuação nos juizados especiais e de conciliação. A remuneração mensal é de R$ 3.300 (leia aqui o edital).

Os candidatos devem ser bacharéis em direito com mais de cinco anos de atividade jurídica comprovada. Há a possibilidade de serem criados mais postos durante o prazo de validade da seleção.

As inscrições devem ser feitas entre 8 e 29 de novembro, no sitewww.cespe.unb.br/concursos/tjpb_leigo2010. A taxa é de R$ 80.

A seleção contará com duas etapas: provas objetivas seletivas e provas escritas subjetivas, previstas para ocorrerem no dia 6 de fevereiro, em João Pessoa.

PREFEITURA DE ITABERAÍ (GO)
A Prefeitura de Itaberaí (GO) abriu concurso para 231 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 510,00 a R$ 1.500,00 (veja aqui o edital).

Os cargos são de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de secretaria, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional do magistério, psicopedagogo e psicólogo.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.ebraconconcursos.com.br/ de 9 de novembro a 8 de dezembro. As taxas variam de R$ 30 a R$ 80.

A prova objetiva será aplicada na cidade de Itaberaí, em data a ser informada no sitewww.ebraconconcursos.com.br.

PREFEITURA DE JOANÉSIA (MG)A Prefeitura de Joanésia (MG) abriu concurso para 27 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão de R$ 540 a R$ 9.900 (veja aqui o edital).

As inscrições deverão ser realizadas no período de 9 a 19 de novembro na Prefeitura Municipal de Joanésia-MG, ou pelo site http://www.magnusconcursos.com.br/. A taxa de inscrição varia de R$ 40 a R$ 300.

As provas objetivas serão realizadas no dia 5 de dezembro.

PREFEITURA DO RIO DE JANEIROA Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta terça-feira (26) concurso para o preenchimento de 1.500 vagas de professor de educação infantil – 76 vagas são reservadas a deficientes. A remuneração é de R$ 1.025,22, mais auxílio-transporte de R$ 103,40 e bônus cultura no valor de R$ 102,52 (leia aqui o edital).

Os candidatos devem ter nível médio na modalidade normal, curso normal superior ou licenciatura plena em pedagogia, com habilitação para docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental ou, ainda, específica para educação infantil.

As inscrições devem ser feitas das 10h do dia 9 de novembro até as 23h59 de 23 de novembro pelo site http://concursos.rio.rj.gov.br/. A taxa de inscrição é de R$ 50.

O processo seletivo será composto por três etapas: prova objetiva, discursiva e avaliação de títulos. As provas objetivas serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro, em datas e horários a serem divulgados.

PREFEITURA DE VITÓRIAA Prefeitura de Vitória abriu processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva para contratação temporária de professores para educação de jovens e adultos. Os salários vão de R$ 1.200,72 a R$ 1.598,16 para carga horária de 20h semanais. Os candidatos devem ter nível superior (veja aqui o edital).

Os cargos são de professor de educação básica II e professor de educação básica III nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, língua inglesa, educação artística e educação física.

As inscrições devem ser realizadas no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Arlindo Sodré, 485, Itararé, Vitória, no período de 9 a 11 de novembro, das 9h às 17h.

O processo seletivo terá avaliação do exercício profissional e da qualificação profissional.

TRE-ESO Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo lançou concurso público para preenchimento de 39 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e nível superior – cinco postos são reservados para deficientes. Há oportunidades em diversas áreas de formação. Os cargos são de técnico e analista judiciário, com remuneração de R$ 4.052,96 e R$ 6.611,39, respectivamente (leia aqui o edital).

Os candidatos ao cargo de técnico judiciário devem possuir certificado de conclusão do ensino médio e, para cargos específicos, de nível médio técnico equivalente na área de atuação. Há oportunidades nas seguintes áreas: administrativa, contabilidade, edificações, operação de computadores, programação de sistemas e taquigrafia.

Para analista judiciário as vagas para a área administrativa requerem diploma de graduação em qualquer área de formação. As demais áreas exigem curso superior em contabilidade, análise de sistemas, arquivologia, engenharia civil, estatística, medicina, psicologia, relações públicas e judiciária.

As inscrições devem ser feitas de 9 de novembro a 9 de dezembro pelo sitewww.cespe.unb.br/concursos/tre_es2010. Para os cargos de nível médio a taxa de participação é de R$ 65. Para os de nível superior, de R$ 80.

O concurso será realizado por meio de provas objetivas para todos os candidatos, além de provas discursivas para o cargo de analista judiciário e prova prática de apanhamento taquigráfico para o cargo de técnico judiciário na especialidade de taquigrafia.

A aplicação das provas objetivas e discursivas está marcada para 30 de janeiro, em Vitória.
G1