Loading...

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

PST DESENVOLVE ATIVIDADE DE ESPORTE E LAZER NO GRÊMIO RECREATIVO DA CESP - GRETEL



Fotos: Juvenal Moreira
ESTUDANTES  INTEGRANTES DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL PARQUE SÃO CARLOS COM IMPORTANTE APOIO DA PREFEITA @[100003537767204:2048:Marcia Moura] e do conceituado e competente  secretario de Educação profº Mario Grespan Neto,  SABOREANDO UM MEGA LANCHE - O PST ENCONTRA-SE SOB RESPONSABILDADE DO PROFESSOR RONALDO PIERS DA COSTA E DO DIRETOR ADJUNTO JUVENAL MOREIRA!

Durante o ano (2012), as atividades do Programa Segundo Tempo (PST) NA ESCOLA MUNICIPAL PARQUE SÃO CARLOS foram desenvolvidas objetivando o ensino da cidadania por meio do esporte e lazer, nas quais a socialização, a cooperação, a cognição e a afetividade se faziam sempre presentes. Através dos conteúdos vivenciados fora do horário normal de aula, percebemos significativos avanços relacionados ao comportamento sócio-afetivo dos alunos, dentro e fora dos limites da escola, já que o principal objetivo do PST é tirar os alunos da marginalidade preenchendo este tempo ocioso com atividades esportivas e recreativas no contra-turno escolar. Para o pleno desenvolvimento do programa foram necessário a realização de diversas atividades de lazer e recreação no âmbito externo da unidade escolar. Ressaltamos que além dos materiais esportivos enviados (cedidos) pelo Ministério do Esporte ocorreu a necessidade de aquisição de alguns materiais com recursos da própria Escola, dentre estes destacamos: três jogos de coletes, dez kits de xadrez, dez kits de jogos de damas e vários materiais suplementares que a escola forneceu durante o ano como: bolinhas de tênis de mesa, bolas de futsal, bolas basquetebol, bolas de voleibol, etc. Além de todo o material que tínhamos disponível, é importante ressaltar que durante os dias em que os alunos participaram do PST, nas atividades de lazer e recreação as margens do rio sucuriú (Grêmio Recreativo da CESP- GRETEL), a escola ofereceu alimentação e lanches com recursos próprios, além de diversas participações em eventos esportivos realizado na cidade de Três Lagoas nas mais diversas modalidades, promovidos pela secretaria de esportes e jogos amistosos nas modalidades de voleibol, basquetebol e futsal, onde as despesas existentes ficaram por conta da Escola Municipal Parque São Carlos, valendo destacar o encontro esportivo que aconteceu no Ginasio Municipal de Esportes Professora Cacila Acre Rocha no dia 15 de novembro de 2012, com o PROJETO JOVEM CAMPEÃO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIA FIORATTI DA CIDADE DE AGUA CLARA/MS E PATROCINADO PELA EMPRESA FIBRIA PAPEL E CELULOSE!!
 
Enquanto as atividades do PST se desenvolviam, fomos percebendo uma verdadeira integração de estudantes dos períodos contrários se conhecendo e criando laços de amizades. Durante as realizações das atividades no espaço físico da Escola Municipal Parque São Carlos, podemos observar também o contato e troca de experiências entre os alunos participantes de modalidades variadas e comentários positivo sobre a importância do PST no combate a violência dentro dos muros escolares. O PST na unidade escolar desenvolveu todas as atividades seguindo as diretrizes que normatiza o seu funcionamento e durante os horários em que o projeto funcionou no mínimo, três modalidades foram trabalhadas simultaneamente sob a coordenação do Professor Ronaldo Pires da Costa.
Com relação aos materiais esportivos que recebemos do Ministérios dos Esportes para trabalhar durante o ano, todos foram utilizados, entretanto, a qualidade de alguns deixou a desejar, pois a durabilidade das bolas de futsal, de voleibol, basquetebol. Ressaltamos que não recebemos relógio analógico para xadrez , pois foi uma das modalidades mais atrativas durante o ano. As redes para futebol, futsal e volei que recebemos supriram as nossas necessidades, chegamos ao fim do ano com o sentimento de dever cumprido e que gostaríamos de podermos contar com o PST em 2013, sempre esclarecendo que estaremos à disposição para dar seqüência a este trabalho, é claro que com algumas mudanças, pois entendemos que elas são necessárias e fundamentais para um melhor andamento e funcionamento das atividades contribuindo assim com a formação de pessoas cidadãs e autocríticas perante a sociedade.

CONFIRA ATIVIDADES NO GREMIO!


Lazer no Parque Infantil - brincadeiras espontânias nos brinquedos
Foto: DIA DE LAZER PROJETO SEGUNDO TEMPO E. M. P. SÃO CARLOSFoto: DIA DE LAZER PROJETO SEGUNDO TEMPO E. M. P. SÃO CARLOS

Os estudantes do PST praticaram voleibol e se integram.

Brincadeiras na água sob supervisão do Corpo de Bombeiros do 5º Grupamento de Combate a Incêndio e Pânico

Atividades desportiva futebol mini campo





Hora do almoço, todos os estudantes sob supervisão da equipe do PST da Unidade Escolar 

Horário da despedida - Indo embora de volta para casa!


Corpo de Bombeiros muito atentos para evitar constrangimentos e acidentes!
Prontos, com as suas respectivas mochilas nas costas para voltarem para suas respectivas casas

Professor Aroldo Antonio da Silva - Monitor do PST atendendo os estudantes


Professor Breno Cesar e Luciana com a mão na massa colaborando com a equipe do

Professores Monitores: Luiz Sergio, Aroldo com o Diretor Adjunto de camisa vermaelha e boné, professor de educação física Juvenal Moreira, de camisa preta o professor monitor Bruno Fernandes
As estudantes fizeram questão de registrar esse grande momento ao lado do diretor adjunto Professor Juvenal Moreira, mola mestre da fomentação do desporto escolar na unidade!! 
Paz e Amor é o que todos querem para o ano novo 2013, com muitas oportunidades e qualidade de vida!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário