Loading...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Escola Municipal Parque São Carlos desenvolve Programa Segundo Tempo com sucesso


Iniciado no dia 06 de janeiro de 2012, com inscrições de estudantes regularmente matriculados na Escola Municipal Parque São Carlos, as atividades do Macro Campo Esporte e Lazer, está sendo desenvolvidas de acordo com as diretrizes do Programa Segundo Tempo e sua proposta pedagógica, em parceria com os MINISTÉRIOS DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO, sob-responsabilidade do Coordenador Professor Ronaldo Pires da Costa e dos Monitores: Professores Aroldo Antonio da Silva, Luis Sergio de Oliveira, Suely Flores e Bruno Fernandes.
As atividades de cunho inclusivas e emancipadora têm proporcionado a possibilidade de o estudante perceber o esporte como um elemento importante para seu desenvolvimento, como também para a integração em seu ambiente social, trabalhando questões que envolvem o respeito às diferenças e as limitações do outro. Além de valores sociais, melhoria da capacidade física e habilidade motora, a melhoria da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde), diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade trabalho infantil) e fomentar a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania).


A equipe responsável pelo Programa no âmbito da Unidade Escolar, juntamente com os estudantes usando materiais recicláveis construíram uma mega quadra para prática de vôlei na areia. Orientados pelos Professores, os participantes do programa, recolheram 600 garrafas peti, encheram de água e aterraram metade no chão para dar sustentação nas bordas com intuito de evitar que o material arenoso se espalhasse.
Os esforços em conjunto receberam importante apoio da direção da unidade escolar e do Secretário Municipal de Educação Professor Mario Grespan Neto, que manifestou interesse em levar a idéia para outros estabelecimentos de ensino do sistema municipal. A quadra já está sendo usada no planejamento dos monitores com a prática do volei e revela a satisfação dos estudantes quando estão fazendo atividade na estrutura que eles mesmos construíram. Vale ressaltar que depois da implantação do Programa Segundo Tempo a indisciplina, violência e o bulliyng, reduziram consideravelmente.
Diante do grande número de participante, a equipe sob-responsabilidade do coordenador Profº Ronaldo Pires da Costa, implantaram a iniciação à prática da modalidade de basquetebol, com meninos e meninas, vindos por implantar dois postes com aros da modalidade para que os iniciantes possam realizar atividades (não ficar parado), enquanto que a quadra oficial esteja sendo usada com outra modalidade esportiva.


O futebol recreativo com uso de golzinhos tem feito a festa das crianças e dos adolescentes, sob orientações do professores/monitores que usam o brincar como atividade de integração e socialização, visando a valorização da amizade, companheirismo, melhoria da auto-estima e o respeito mútuo além do respeito às regras das brincadeiras e o fortalecimento dos laços de amizade. Nesta atividade os participantes formam suas respectivas turmas, escolhe seus parceiros e assim despertam entre si o espírito de liderança positiva e ganha a confiança do respectivo grupo. Buscando a integração total dos participantes a equipe de coordenação do PST, realizou mega evento no dia 14 de abril, reunindo todos no período matutino, com atividades motivadoras em clima de competitividade entre os estudantes logrando êxito no fortalecimento da amizade e na interação através da prática esportiva, onde foram desenvolvidos torneios relâmpagos de futsal, vôlei, basquetebol e futsal, além de atividades recreativa, lúdicas e musicais.

Após as atividades programadas foram servidos lanches e refrigerantes a todos os presentes. Durante o evento foi possível perceber a satisfação dos adolescentes em realizar atividades prazerosas, através das manifestações de exteriorização dos estudantes evidenciando uma resposta positiva. Assim o Professor Ronaldo Pires da Costa em reunião com os monitores programaram esse tipo de ação uma vez por mês visando a inclusão e socialização dos participantes através desta ferramenta chamada atividade recreativa e desportiva.


O Professor Ronaldo Pires da Costa Coordenador do PST antes das atividades combina as normas a serem obedecidas para que todos possam brincar e aproveitar esse verdadeiro momento lúdico proporcionado na manhã do dia 14 de maio. O evento mobilizou mais de 200 crianças.

A organização marcou o evento e despertou interesse e dedicação das crianças e adolescentes que fazem parte do Programa Segundo Tempo.

Integração com a comunidade esportiva do município


Visando incluir os estudantes que participam do Programa Segundo Tempo na unidade escolar com a comunidade desportiva do Município de Três Lagoas, o Professor Ronaldo Pires da Costa juntamente com os monitores: Bruno Fernandes, Sueli Flores, Aroldo Antonio da Silva e Luiz Sergio de Oliveira selecionaram estudantes com habilidades atléticas nas modalidades de futsal, Volei, Basquete, Atletismo e natação vindo por participar do JETS – Jogos Escolares Três-lagoense na categoria mirim, alunos de 12 e 14 anos de idade, revelando diversos talentos para a prática esportiva sagrando-se campeão nas modalidades de Basquete feminino, basquete masculino, futsal masculino e voleibol feminino, além de expressivas colocações como: 2º lugar na natação fem. 2º lugar no atletismo fem. e 3º lugar no atletismo masc.

Aluna matriculada no 6º ano/atleta de natação Laila, com suas medalhas de primeiros e segundos lugares conquistadas nas provas em que disputou nos Jogos Escolares Três-lagoenses – JETs/2012.Laila realiza seus treinamentos na piscina da Fundação Lauton de Educação e Cultura - FUNLEC, sobre orientação do profgessor Sidionete Camargo Corniani e como integrante do Programa Segundo Tempo representou a Unidade Escolar nesta modalidade.

Dentro da programação das atividades a direção da unidade escolar juntamente com o Professor Ronaldo Pires da Costa coordenador do PST realizaram parceria com a empresa CDI Informática, para que os estudantes do curso profissionalizante de cabeleireiros estagiassem cortando cabelos das crianças e adolescentes integrantes do PST.

CONFRATERNIZAÇÃO NO GRÊMIO CESP - GRETEL

Equipe responsável pelo sucesso do Programa Segundo Tempo na Escola Municipal Parque São Carlos confraternizam com os estudantes – Três Lagoas/MS

A direção da unidade escolar juntamente com os profissionais de educação física responsáveis pelo desenvolvimento das atividades do Programa Segundo Tempo, depois obter enorme sucesso com excelentes resultados nos Jogos Escolares Três Lagoenses/2012, com apoio do amigo da escolar José Moreira da Silva e sua esposa Irasélia Máximo da Silva, professora de História lotada na unidade escolar proporcionaram no Grêmio Recreativo da CESP - GRETEL - um dia de integração e lazer aos estudantes/participantes do Programa, onde puderam se deliciar ás margens direita do Rio Sucuriú, sob os olhares cuidadosos de seus mestres e de uma equipe do Corpo de Bombeiros do 5º Grupamento de Incêndio do Município.
Na foto: Professor Breno Cesar Vitório – campeão com a modalidade de futsal, Profº Luiz Sergio de Oliveira – Monitor, campeão na modalidade de atletismo, Profº Aroldo Antonio da Silva – Monitor, campeão na modalidade de Voleibol fem. Profº Ronaldo Pires da Costa – coordenador do PST, Professor Bruno Fernandes – Monitor, campeão como auxiliar técnico no futsal e campeão no atletismo masculino, diretor adjunto da unidade escolar Professor de Educação Física Juvenal Moreira que ao lado da diretora Viviane da Silva Correa e do Secretário Municipal de Educação Professor Mario Grespan, nunca mediu esforços para fomentar o desporto escolar.

Os atletas jogaram vôlei, futebol e nadaram no rio Sucuriú durante oito horas além de saborear um mega churrasco oferecido pela direção da unidade escolar em comemoração a brilhantes resultados obtidos nos JETs.
A diretora Viviane da Silva Correa e a especialista em educação – Vanessa Cavassa - coordenadora pedagógica da turma se fizeram presentes e no intervalo para o almoço, churrasquearam com os atletas/alunos com intuito de motivarem e interagirem. Vale ressaltar que a direção da Unidade Escolar está presentes em todos os eventos que envolvem os alunos da Escola com intuito de desenvolver a cidadania.

Segurança é fator de grande preocupação dos professores e da direção da unidade escolar, portanto foi escolhido local adequado, limpo, bem cuidado e organizado pelo amigo da escola José Moreira para que as crianças não corressem riscos. Os amigos da escola senhora Joana Moreira, Professora Irasélia Máximo da Silva e seu esposo, José Moreira, sócios proprietários e diretores do Grêmio – GRETEL, participaram juntamente com os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário