sexta-feira, 3 de junho de 2011

Professora Tania Machado realiza reunião para falar sobre Amigos do ZIP


A Profª Coloca o ZIP em exposição sobre a mesa

Pais de alunos participam da aula

"Amigos do Zip" é um programa de 'educação emocional', com aulas que ocorrem semanalmente durante uma hora. Voltado para crianças que cursam as 2ª séries do ensino fundamental na Escola Municipal Parque São Carlos.

De acordo com a Professora Tania Machado, o programa ensina as crianças a lidarem com seus sentimentos e as auxilia na busca de soluções para momentos difíceis, como perdas e sentimentos desagradáveis.

"O 'Amigos do Zip' usa a linguagem dos sentimentos para resolver conflitos, melhorar a comunicação, auxiliar na perda da timidez, ensinar a fazer e a conservar boas amizades. Ele ensina sobre as práticas de violência e como se proteger delas, ensina a lidar com perdas, como morte e separação dos pais, assim como lidar com sentimentos desagradáveis sem se machucar ou machucar as pessoas ao seu redor".
Para a Professora, saber identificar os próprios sentimentos e descobrir o que te faz mal, ajuda a amenizar os problemas. "Descobrir o que acontece nos momentos difíceis traz aprendizado e o aprendizado traz menos sofrimento, pois muitas vezes a criança sente ciúme ou raiva e não sabe identificar isso. Nós ensinamos que toda perda tem seu lado ruim sim, mas também tem um lado positivo e é esse lado que as crianças aprendem a trabalhar dentro de si".

O "Amigos do Zip" veio da Inglaterra e hoje existe em 15 países. O Brasil foi o quinto país a adotar a filosofia que conquistou 40 cidades brasileiras, sendo oito no Vale do Paraíba, e, em cinco anos, já formou 75 mil crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário