A Profª Coloca o ZIP em exposição sobre a mesa |
Pais de alunos participam da aula |
De acordo com a Professora Tania Machado, o programa ensina as crianças a lidarem com seus sentimentos e as auxilia na busca de soluções para momentos difíceis, como perdas e sentimentos desagradáveis.
"O 'Amigos do Zip' usa a linguagem dos sentimentos para resolver conflitos, melhorar a comunicação, auxiliar na perda da timidez, ensinar a fazer e a conservar boas amizades. Ele ensina sobre as práticas de violência e como se proteger delas, ensina a lidar com perdas, como morte e separação dos pais, assim como lidar com sentimentos desagradáveis sem se machucar ou machucar as pessoas ao seu redor".
Para a Professora, saber identificar os próprios sentimentos e descobrir o que te faz mal, ajuda a amenizar os problemas. "Descobrir o que acontece nos momentos difíceis traz aprendizado e o aprendizado traz menos sofrimento, pois muitas vezes a criança sente ciúme ou raiva e não sabe identificar isso. Nós ensinamos que toda perda tem seu lado ruim sim, mas também tem um lado positivo e é esse lado que as crianças aprendem a trabalhar dentro de si".
O "Amigos do Zip" veio da Inglaterra e hoje existe em 15 países. O Brasil foi o quinto país a adotar a filosofia que conquistou 40 cidades brasileiras, sendo oito no Vale do Paraíba, e, em cinco anos, já formou 75 mil crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário