quarta-feira, 1 de junho de 2011

Escola Municipal Parque São Carlos realiza diversas atividades no Dia do Desafio



A Coordenadora  Profª Marisa Moraes, o Diretor Adjunto Profº Juvenal Moreira e  a Coordenadora  Simone Correa
A Escola Municipal Parque São Carlos, foi atuante no Dia do Desafio, realizando diversas atividades onde a comunidade escolar realmente se mexeu não por 15 minutos, e sim, praticamente uma hora. As atividades tiveram inicio por volta das nove horas da manha com o Professor João Carlos, colocando Professores e os mais de 400 alunos do período matutino na quadra poliesportiva desenvolvendo séries de alongamentos e ginástica. No período vespertino, os 400 alunos ficou sob a responsabilidade da Personal, Professora Fernanda Menon, que movimentou a comunidade escolar, sendo que nos dois período totalizando mais de 800 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores e diretores, após as atividades físicas, todos saíram em caminhada pelas ruas do Bairro Parque São Carlos. O evento contou até com a participação da Polícia Militar, no apoio de batedouro.


O que é o dia do desafio :

    Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.

    Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.

    É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.




Este ano de 2011, Três Lagoas competiu contra a cidade de Calabouço, da Venezuela. A cidade vencedora além de levar o Troféu de Mérito Comunitário pela participação, leva também o prêmio de conscientização da população sobre a importância de melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

Histórico do Mato Grosso do Sul



No Estado de Mato Grosso do Sul, o município de Três Lagoas foi pioneiro na adesão ao Dia do Desafio. Em 2007, seu primeiro ano de participação, Três Lagoas não competiu com nenhum município, apenas participou das atividades.
Já em 2008 Três Lagoas competiu com a cidade de Huatabampo no México, alcançando o índice de 24,29% de participação da população, contra 2,48% da cidade mexicana.
Em 2009 o município teve como desafiante a cidade de Montemorelos, México. Nesse ano 37,84% dos três-lagoenses participaram do Dia do Desafio, contra 15,2% da cidade mexicana.
No ano passado (2010), Três Lagoas enfrentou a cidade de Charuguara, na Venezuela. Com a participação de 32 mil pessoas, Três Lagoas mais uma vez venceu a competição. 


 .: Histórico do Dia do Desafio no mundo:.

  Dia do Desafio Challenge Day ) é um evento que tem mobilizado milhares de pessoas em torno de um objetivo comum: o combate ao sedentarismo. Criado no Canadá em 1983, o Challenge Day vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - entidade alemã de promoção do esporte para todos - e realizado no Brasil desde 1995, sob a coordenação geral do Sesc São Paulo.
  Em 1997, o Sesc Paraná coordenou pela primeira vez o evento no Estado com a participação de duas cidades: Londrina e Ponta Grossa que mobilizaram respectivamente 20,71% e 30,66% dos habitantes, totalizando 172.914 atendimentos. Em 2002, 11 cidades participaram, contabilizando 545.490 atendimentos, com destaque para Santa Mariana que mobilizou 89,56% de sua população.
  Em 2003, o Continente Americano participou com 24 países e 1502 cidades. No Brasil, foram inscritos 14 estados e 753 cidades, sendo 45 do Paraná, incluindo a estréia da Capital do Estado, Curitiba. As atividades na Capital são coordenadas pelo Sesc Paraná com o apoio de várias empresas, escolas, universidades, instituições e da comunidade em geral. E nas outras cidades, a coordenação fica sob a responsabilidade do Sesc da Região, em parceria com as Prefeituras e Secretarias Municipais, empresas e instituições . 



































Nenhum comentário:

Postar um comentário