segunda-feira, 11 de outubro de 2010

E.M.Parque São Carlos realiza festa para as crianças

Fotos: Juvenal Moreira
Pintura facial ficou por conta da competente e dedica Profª Sandra Castro e Ana Cristina Cordeiro
A Escola Municipal Parque São Carlos, realizou no dia (08), festa antecipada em comemoração ao dia das crianças.
Crianças adoram pintar o rosto
Professora Adriana Valieri, servindo bolo para a garotada
 Foram desenvolvidas diversas atividades cultural, esportiva e recreativa, sobre orientação dos Professores lotados na Unidade Educacional. Ato contínuo, servido: bolo, salgadinhos e refrigerantes. 


A criança e seus direitos


Criança tem direito ao esporte e lazer

A criança é um ser puro, ingênuo e curioso descobrindo a vida, capaz de assimilar gestos e ensinamentos obtidos através dos adultos que o cercam.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069, art. 4º, esclarece que os direitos infantis precisam ser recordados todos os dias como "o dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária."

A importância da família para a saúde da criança

Alunos executando números de Dança de rua
O Direito à vida e à saúde começa na gestação com o amor e respeito da mãe à saúde do seu bebê, evitando vícios, má alimentação, perca de sono e em contrapartida realizando o pré-natal, mantendo todos os cuidados que favorecem uma vida saudável para a criança. Após o nascimento, os cuidados permanecem com a higiene pessoal do bebê, amamentação contínua, dentre outros cuidados habituais.  

Após os seis meses de idade, a criança começa a receber alimentação variada fundamental para o seu crescimento como frutas, fibras, legumes e sopinhas; logo atinge idade para vida escolar tornando sua infância mais divertida e sociável; começam as amizades e a educação é direcionada por pessoas não vinculadas à família, facilitando diferentes estágios no progresso intelectual.

Crianças praticando Basquetebol
Crianças divertindo-se com Bambolês
Para uma infância feliz, a ferramenta indispensável é a família, responsável pela formação da consciência cidadã da criança e apoio importante no processo de adaptação dos pequenos na sociedade. A educação no lar garante um apoio mais concreto e seguro no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento.


Crianças jogando Tenis de Mesa
Futebol é saúde e as crianças aproveitam o dia de festa
A reflexão sobre o respeito à criança deve acontecer todos os dias, mas aproveitando a data em que se comemora seu dia, renovam-se os apelos contra violências, abusos, abandonos, descasos e outros males cometidos aos menores. 
Alunos Enxadristas

Nenhum comentário:

Postar um comentário