sexta-feira, 9 de setembro de 2011

SEJUVEL apresenta relatório da 1ª Conferência Regional de Juventude

 Na ocasião, foram apresentados também os delegados eleitos e as propostas aprovadas durante a Conferência O secretário municipal de Esportes, Juventude e Lazer (SEJUVEL), Sávio Bernardes, promoveu nesta sexta-feira (9), na sede da Secretaria, uma reunião para apresentar o Relatório Final da 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude, realizada no dia 31 de agosto no anfiteatro das Faculdades AEMS.Acompanhado do diretor de Juventude, Paulo Fonseca Rocha, e do assessor Deivid Dias da Silva, o secretário de Esportes apresentou as propostas elaboradas na Conferência nos seguintes eixos temáticos: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional Juventude, Prioridades 2011-2015; Articulação e Integração de Políticas Públicas e Juventude; e o Plano Municipal de Juventude. Ainda durante a reunião foram apresentados também os delegados eleitos na Conferência e que representarão Três Lagoas e Região na Conferência Estadual, prevista para os dias 21 e 22 de outubro, em Campo Grande. Segundo Sávio, a SEJUVEL, com apoio da Administração Municipal, irá oferecer o transporte, hospedagem e alimentação para os delegados.“Quero agradecer a todos pela atenção e presença e, em nome da prefeita Márcia Moura, apresentar o relatório daquilo que foi elaborado durante a Conferência do último dia 31 (agosto). Ficamos muito satisfeitos com o resultado, pois foi a primeira vez que realizamos evento como este, sob nossa organização, sendo um aprendizado para todos nós. Foram discutidas quatro linhas estratégicas, inclusive com 39 propostas aprovadas que serão levadas para a Conferência Estadual”, explicou Sávio Bernardes.
Participaram da 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude, realizada no dia 31 de agosto, jovens de 15 a 29 anos das cidades de Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

PROPOSTAS APROVADAS JUVENTUDE: DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NACIONAL-

Programa Jovem Aprendiz - Expandir Cursos Técnicos com Recursos exclusivos do município.
- Inserir o Jovem na Política municipal, estadual e federal, de modo que esses possam ativamente participar das decisões, criando o executivo e o legislativo jovem.
 - Destinar 20% dos recursos do Pré Sal para benefícios da Educação.
- Rever a LDB art. 28 para município.
- Garantia do Governo de 20% das vagas dos candidatos nas eleições, aos jovens em todas as esferas.
- Aumentar número de conselheiros tutelares, na proporção de 1 para cada 10 mil habitantes.
- Maior divulgação das atividades culturais voltadas aos jovens.- Mudanças na transição educacional (Ensino Médio – Faculdade – Cursos) e aumento de vagas e efetivo de professores.
- Medidas socioeducativas aplicadas em horário oposto ao regular de aula, aos jovens que cometerem atos Indisciplinares nas escolas. - Lazer com segurança e local apropriado para a prática de esporte, cultura e convívio com acessibilidade e gratuito.

PLANO NACIONAL DE JUVENTUDE: PRIORIDADES 2011-2015-

 Implantar em todos os municípios Escolas em Tempo Integral capazes de preparar jovens para uma inserção ativa e crítica na realidade social do País e do Mundo.
- Ampliar as parcerias com as empresas para aumentar o número de vagas para estágios
- Direito à Carteirinha de Estudante e Passe Escolar - Formação do Conselho Deliberativo Estudantil
- Criação de Centros de Reabilitação para usuários de drogas lícitas e ilícitas e implantação da disciplina de combate às drogas na Grade Curricular das escolas
- Criação de Praças da Juventude nos municípios oferecendo opções de esporte, lazer, cultura, tempo livre e apresentando segurança adequada.
- Assegurar maior segurança nas escolas através da implementação de projetos sociais e ações de conscientização.
- Capacitar profissionais da área da segurança para que saibam tratar de forma humanizada os jovens, respeitando as diversidades. - Garantir o acesso à rede de Internet gratuita (Wi-Fi)
- Implantação de equipes multidisciplinares em todas as escolas, atendendo às diversas necessidades.

ARTICULAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE

- Criar nos municípios casas de apoio para jovens dependentes de substâncias psicoativas.
- Criar mecanismos legais para que todo o Conselho tenha suporte físico e humano e que haja interação entre os mesmos.
- Garantir o acesso dos jovens à capacitação técnica pelo sistema S, resguardando uma cota de vagas nas empresas locais para os mesmos.
- Revitalizar os centros comunitários dos bairros e promover atividades com a supervisão de profissionais capacitados diariamente e nos finais de semana.
- Aumentar e implementar a acessibilidade nos órgãos públicos e privados.
- Que se cumpra a LDB quanto às aulas de música, que se contrate profissionais habilitados (concurso) e que haja a aquisição de instrumentos musicais para as escolas.
- Construção de um teatro, com espaço adequado para incentivar os projetos envolvendo todo o tipo de manifestação cultural.
- Redução da quantidade de alunos nas salas de aula, para garantir melhor qualidade na educação, de acordo com o preconizado no ECA.
- Que seja incluído na grade curricular, aulas de libras, desde as séries iniciais, como Lei nas três esferas de governo.

 PLANO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

- Institucionalização das Políticas Públicas de Juventude, nas três esferas de governo. Por meio da efetivação do Conselho Municipal e Estadual de Juventude e a criação da Coordenadoria Municipal da Juventude e Secretaria Estadual de Juventude.
 - Ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação nas instituições de ensino superior, em especial nas instituições públicas.- Transformar o campus da UFMS em Universidade Federal da Região do Bolsão – UFRB- Criação do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
- Destinação de recursos do PRONATEC às escolas públicas, efetivando o ensino em tempo integral.
- Criação e implantação do CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE, a fim de se propiciar e oportunizar o acesso à cultura e às artes.
- Criação de Centros de Esporte e Lazer nos bairros dos municípios.- Criação dos grupos de Jovens nos bairros da cidade, com o objetivo de auxiliar o Conselho Municipal de Juventude e a Coordenadoria Municipal de Juventude a identificar e desenvolver suas atividades.
- Criação da Politica Publica de Saúde para o Jovem.- Expansão do Passe Livre Gratuito a todos os estudantes de nível fundamental, médio, técnico e superior, de acordo com critérios a serem estabelecidos.

 DELEGADOS ELEITOS DE TRÊS LAGOAS

Tatiane Cristina de Moraes – Escola Municipal Parque São Carlos
Júnior Rodolfo Silva Santos – Centro Juvenil Jesus Adolescente
Camila do Nascimento Anacleto – Colégio Êxitus
Vanderlei Amaro da Silva Júnior – Rede Feminina de Combate ao Câncer
Tainara Moreira Santos – Escola Municipal Maria Eulália Vieira
Letícia Pereira dos Santos Moraes – Escola Estadual Fernando Corrêa
Leonardo dos Santos – CREAS
Paulo Vinicius de Almeida Molina – Associação de Moradores
Paulo Fonseca Rocha – Representante do Poder Público
Deivid Dias da Silva – Representante do Poder Público

SUPLENTES

André Ricardo dos Santos Bersani – Escola Estadual José Ferreira
Jaiane da Silva Souza – Pastoral da Juventude
Amara Canan da Silva – Escola Estadual Afonso Pena
Willian Cesar Dadalto – Escola Municipal Joaquim Marques de Souza
Lais Laura Lins Bazan – Comunidade Kolping
Bruno da Silva – Escola Municipal Professora Maria Eulália Vieira.
 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOPREFEITURA DE TRÊS LAGOAS/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário