quarta-feira, 11 de julho de 2012

Moradores do Bairro São João homenageiam o saudoso diretor


 Escola Municipal Odeir Antônio da Silva
Rosildo Moura/ Assecom
foto
Na manhã desta quinta-feira (5), a comunidade do Bairro São João se reuniu em uma homenagem à família do saudoso professor Odeir Antônio da Silva. Na ocasião foi inaugurado o novo nome da escola, que agora passa a denominar Escola Municipal Odeir Antônio da Silva.

Emocionado, o pai do homenageado disse “que esta é uma emoção inexplicável” e completou: “A luta do meu filho foi grande, ele era um homem exemplar. Fico muito feliz por lembrarem do trabalho dele”.

“Odeir foi um grande homem, cidadão responsável, um excelente educador “, lembrou a atual diretora, Jocicleide Rodrigues da Silva.

Já a vereadora Vera Helena (PMDB) contou que para manter a assiduidade das crianças na escola, o professor Odeir se fazia presente junto a família dos estudantes. “Ele unia os pais com a escola, e isso é muito importante para o desenvolvimento”, disse a vereadora, que na ocasião representou o Legislativo Municipal.

Já a prefeita Márcia Moura, também muito emocionada disse: “Odeir era muito mais que um amigo, era um parceiro no desenvolvimento da educação pública. Era um homem consciente e, se hoje esta escola é um exemplo de ensino, devemos muito a ele”.

Também receberam homenagem a esposa Rosimeire Souza Silva e o filho Daniel Souza Silva.

A HOMENAGEM

No dia 03 de junho de 1990 chegou à escola São João um professor tímido, calmo e observador ele veio substituir uma professora que encontrava-se de licença médica. A partir desse dia a escola não foi mais a mesma, pois na verdade ela ganhou um grande homem amigo e profissional preocupado com a educação das crianças.

Odeir, professor de educação física, conquistou junto com seus alunos e a comunidade São João muitos troféus de grande relevância para essa comunidade, pois juntamente com os troféus ganhou também o respeito das pessoas do bairro São João bem, como das autoridades três-lagoenses.

No ano de 1997 ele foi vice-diretor atuando firmemente na educação com respeito à dignidade humana. Seu trabalho sempre promissor, com grande potencial de valorização à formação do caráter das nossas crianças contribuiu com a qualidade de ensino na escola.

Em maio do ano 2000, foi eleito pela maioria dos votos da comunidade São João como diretor da escola, atuou em prol das famílias, reivindicou e participou da ampliação da escola, lutou pela construção e cobertura da quadra de esportes, administrou a escola durante oito anos usando o diálogo como ponto de partida para conseguir atingir os objetivos propostos pela escola.

Atuou no bairro São João, visitando a casa dos familiares dos alunos, ouvir seus sonhos, necessidades, esperanças e comungou junto com essas pessoas o brilho nos olhos de oferecer uma vida melhor a seus filhos. Conquistou autonomia na escola, por meio dessa autonomia a Secretaria Municipal de Educação respeitou e criou laços de confiança em seu trabalho colaborando com a sua gestão. No ano de 2003 foi convidado a se candidatar como vereador de Três Lagoas, ele acreditou nesse novo desafio e conseguiu 760 votos no anonimato da sua história, mas pelo seu brilhante trabalho e reconhecimento profissional.

Para alegria de toda essa comunidade e para declarar publicamente o respeito, e o amor ao homem que soube desempenhar seu papel de educador partindo dos princípios de Deus, de caráter e da vontade humana a prefeita Marcia Moura vem presentear a comunidade São João colocando o nome da escola com toda reverência e respeito que ele merece. Escola municipal Professor Odeir Antônio da Silva, é o nome da nossa escola a partir de hoje.

As crianças desse bairro e bairros adjacentes bem como suas famílias carregarão o nome do professor Odeir na memória e no coração pela sua extrema dedicação e amor depositados na escola e nessa comunidade.

Uma frase que o professor Odeir usava em seu cotidiano “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Fernando Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário