terça-feira, 20 de abril de 2010

Morre ex-diretor da Escola Municipal São João


Foto: Arquivo familiar/reprodução
Morreu na noite de segunda- feira (19) no Hospital Auxiliadora de Três Lagoas, o ex- diretor da Escola São João, Profº de Educação Fisica, Odeir Antonio da Silva.


Segundo informações de  parentes do Profº Odeir; Ele começou sentir dores na última sexta- feira (16),  sábado e domingo (17 e 18), respectivamente, permaneceu internado no hospital Nossa Senhora Auxiliadora, onde chegou a permanecer por algumas horas na UTI, vindo a óbito na noite de segunda feira (19).
Ainda de acordo com informações de familiares, o ex- diretor pode ter sido vitíma de dengue hemorrágica.


O corpo do Profº Odeir, foi velado no salão Vereadora Dirce Viana, ao lado do plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O sepultamento ocorreu no Cemitério Santo Antonio, em Três Lagoas, por volta das 16 horas, de terça feira (20).
Na última eleição municipal, o ex- diretor da Escola São João saiu candidato a vereador e teve uma votação expressiva, mas não conseguiu ser eleito.

Marcio Monteiro é apontado como uma pessoa séria e ponderada

Foto: divulgação
O ex-secretario do Meio Ambiente e Planejamento e vice-presidente da executiva estadual do PSDB, Marcio Monteiro recebeu apoio total a sua candidatura em Ribas do Rio Pardo, através de reunião do partido.

O encontro aconteceu na última sexta-feira, 16/04, na casa do ex-prefeito e presidente da executiva regional , Zé Cabelo. Cerca de 100 pessoas entre filiados do partido, empresários, comerciantes e populares do município participaram da reunião.

Marcio falou sobre a importância da união do grupo nesse momento de transição da presidência da republica, e ainda afirmou ser fundamental a vitória do pré-candidato José Serra ao cargo, em tempo apresentou seu nome como pré-candidato a ocupar uma vaga na Assembléia Legislativa nas eleições de 2010.
O ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, Zé Cabelo disse que além do Marcio ser do partido, é tido como uma pessoa séria e ponderada, “nós administramos juntos, o Marcio conhece a realidade dos municípios, e na sua gestão enquanto prefeito fez um ótimo trabalho, sei que ele pode ajudar muito os anseios dos municípios”.

Marycleide Vasques

sábado, 17 de abril de 2010

SEMEC realiza curso Formação pela Escola

Sob orientação da tutora, Profª Cida Castro, teve início no último dia 15 (quinta feira), ás 19hs, mais um módulo do Curso Formação pela Escola, na sala de reunião da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas/MS.
A Profª Cida Castro iniciou falando  que o curso terá uma carga horária de 40 horas e deverá ser concluido em 30 dias, além de explicar os objetivos do módulo. "Esse módulo tem como objetivo possibilitar a formação continuada a distância dos parceiros envolvidos com a execução, o acompanhamento e a avaliação dos programas do livro, com vistas a que possam se constituir em agentes para estimular os processos cooperativos de operacionalização dos programas do livro; ampliar, aos agentes e parceiros do programa, o acesso aos recursos disponíveis; além de fortalecer a gestão democrática da escola pública", comentou a Tutora.
Durante a aula Cida Castro, enfatizou que na unidade I será desenvolvido o tema: A Cidadania e a gestão democrática nos programas do livro. A unidade II falará sobre Programas do Livro. A unidade III o tema será: Compromisso ético e legislação. Finalizando a unidade IV com o tema: Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort).
O próximo encontro ficou agendado para o dia 30 de abril(sexta feira), no mesmo local.

Marcio Monteiro visita executiva do PSDB em Três Lagoas

Fotos Juvenal Moreira
Com aproximação do periodo eleitoral, o vice presidente regional do PSDB, pré candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa e ex-prefeito de Jardim por dois mandatos Dr. Marcio Monteiro, reuniu-se com a Executiva Municipal do Partido em Três Lagoas, na manhã de sábado 17, onde falou da situação política no Estado, traçou um paralelo dos pleitos passado e o que se pode esperar nas eleições de 2010.

Dr. Marcio Monteiro, falou também da impotância dos Tucanos nas eleições, para isso devem estar unidos para que as forças realmente possam vir em um futuro bem próximo ocupar os seus devidos lugares

A presidente da Executiva Municipal, Drª Fatima Montanha, fez uma explanação da situação do Partido no Municipio, enfatizando que a união dos Tucanos está deixando a legenda cada vez mais forte.

A Drª Fatima Montanha, fêz questão em nominar todos os membros da Executiva, convidados e das mulheres integrantes do PSDB Mulher, retratando o trabalho de conscientização política que está sendo feito com os novos filidados(a), além de ressaltar o apoio que está recebendo da Senadora Marisa Serrano:"Para nós é de grande importância saber que a nossa querida Senadora será a responsável pela a agenda do candidato a Presidente da República, José Serra", comentou a Presidente do PSDB Municipal.

Segundo o Dr. Marcio Monteiro, o PSDB pretende manter o apoio ao governador Andre Puccineli e espera uma recíproca para o candidato Jose Serra: "Pois o grupo BDR está unido, organizado e disposto a enfrentar uma possível candidatura própria ao governo do Estado, caso não aconteça entendimento com atual Governador", comentou o Pré candidato.

Diversas lideranças do município de Três Lagoas, usaram da palavra, sempre colocando-se a disposição do Partido, para apoiar tudo que for bom para o povo Sulmatogrossense e para o PSDB de maneira geral.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Marisa será responsável pela coordenação da agenda de Serra

 A senadora Marisa Serrano, Vice-Presidente do PSDB, foi escolhida pela coordenação nacional da campanha de José Serra como responsável pela agenda do candidato em todo o País. Marisa vai trabalhar com uma grande equipe formada por coordenadores regionais e estaduais. A notícia foi veiculada nos jornais O Globo e Valor Econômico.
Segundo Marisa “esse será mais um desafio em minha carreira política. Estou segura e acho que com a união do partido vamos conseguir fazer um bom trabalho”.
A coordenação da agenda é uma das funções mais importantes no desenvolvimento de uma campanha eleitoral, visto que é a partir dessa estrutura que os partidos definem as viagens do candidato pelo País e de como ocorrerá a realização dos eventos e dos contatos com a imprensa.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) ficará responsável pela montagem da agenda de José Serra e trabalhará com o ex-secretário do governo de São Paulo José Henrique Reis Lobo, que cuidará da parte administrativa e operacional da campanha.

O Brasil foi dividido em oito regiões geopolíticas: os Estados do Sul; Minas e Espírito Santo; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás; Norte 1 (Acre, Rondônia, Amazônia e Roraima); Norte 2 (Tocantins, Pará e Amapá); Nordeste 1 (Bahia e Sergipe); Nordeste 2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas) e Nordeste 3 (Maranhão, Piauí e Ceará).

Os demais Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal terão tratamento diferenciado. Em cada uma das oito regiões haverá um coordenador designado pela campanha nacional para tratar de todas as demandas locais - políticas ou materiais. A intenção é que os problemas sejam resolvidos nas próprias regiões, sem necessidade de acionar a coordenação-geral. "Funcionarão como um braço da campanha lá, com poder de decisão", afirmou Guerra.

A senadora Marisa Serrano (MS), vice-presidente do partido, que hoje se encontra em Santa Catarina, está preparando a visita de Serra a Minas Gerais no próximo dia 19, além de viagens para Goiás e Pará.



Marcio Monteiro cumpre agenda no Bolsão

O vice-presidente da executiva estadual do PSDB, Marcio Monteiro, e pré-candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado, participa de reuniões com lideranças na região do bolsão. A agenda de viagem tem como objetivo consolidar e ampliar o espaço do partido nas eleições deste ano. O representante estadual do PSDB fará visitas nas cidades de Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Selviria, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul e Paraíso.

O tucano avalia de forma positiva essa aproximação com autoridades e filiados nesse momento que marca a pré-candidatura de José Serra na disputa a Presidência da Republica, e afirma que o desenvolvimento no processo político eleitoral do Estado começa com a questão nacional. “Nosso principal foco é a candidatura do Serra e nossa missão é alinhar essa vitória”, disse

Marcio afirma que estabelecer contatos com essas lideranças é fundamental nesse projeto a fim de fortalecer o apoio ao Serra e ainda colocar seu nome para avaliação na disputa por uma cadeira no legislativo.”

Monteiro que foi prefeito de Jardim por dois mandatos consecutivos diz que esse período (1997 a 2004) fez com que ele conhecesse todos os problemas e as aspirações da população do município. “Só quem passa por esse processo é que conhece”, garantiu. O ex-prefeito de Jardim foi também secretario-adjunto do Meio Ambiente e Planejamento (2007 a 2010). O ex-secretario disse que teve a satisfação de conhecer a grandeza do Estado, e de uma forma mais detalhada atuando na área de planejamento.

Márcio Monteiro acredita que, pelo fato de ter sido administrador público, aliado ao conhecimento de políticas públicas e conhecedor das peculiaridades regionais, afirma que sua pré-candidatura o credencia a disputar uma vaga na AL para bem representar o estado.







domingo, 4 de abril de 2010

Estatuto da Criança é tema de debate sobre direitos infantis

 A escola tem o dever de ensinar à criança que ela tem direitos. Sob essa ótica, participantes da Conferência Nacional de Educação (Conae) debateram, nesta quarta-feira, 31, o papel do Estatuto da Criança e do Adolescente na educação básica.
“Se pais e professores ensinarem aos seus filhos e alunos sobre serem sujeitos de direito, eles já crescem com o senso de responsabilidade social”, disse o secretário executivo do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Benedito dos Santos. Segundo ele, muitos educadores resistiram à criação do estatuto por imaginar que, ao criar um espaço de direito aos meninos e meninas, poderiam perder o controle e autoridade sobre eles.

“Mas esses são princípios de um modelo autoritário dos adultos sobre as crianças que vigorou por muito tempo no país e que, hoje, tem perdido força”, destacou Santos. Na visão do secretário, é necessário haver uma mudança nas estruturas de poder entre pais e filhos e professores e alunos.

Na opinião do educador Miguel Arroyo, o estatuto da criança e do adolescente precisa impactar a educação. Arroyo acredita que o estatuto pode dar base para a construção de um sistema educacional adequado à realidade dos direitos das crianças. “Este modelo tem que ser construído pelos próprios educadores, que necessitam, primeiro, entender essa realidade”, afirmou.


Assessoria de Comunicação Social

Piso Salarial para o professor terá mesa de negociação

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira, 1º, durante a plenária final da Conferência Nacional de Educação (Conae), em Brasília, a criação de uma mesa permanente de negociação entre parlamentares, governadores, prefeitos e centrais sindicais e órgãos representativos, como o Consed e Undime, para fazer avançar a lei do piso.
A Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, instituiu o piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, mas ainda não é cumprida por todos os prefeitos e governadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à plenária final, acolheu a sugestão. “Eu me disponho a conversar com governadores sobre o piso. Concordo com a proposta da mesa de negociação”, disse. Na visão dele, o valor do piso ainda é baixo.

“Os educadores não são valorizados. Eu não me conformo de alguém achar que um piso de R$ 1.024 é alto para uma professora que cuida de nossos filhos”.

A proposta do ministro é que a mesa discuta medidas para valorizar o professor que já trabalha e atrair jovens para a carreira. “Não vamos atrair jovens sem valorização da carreira. Temos que sentar com os interessados e no Plano Nacional de Educação (PNE) fixar metas para remuneração mínima do trabalhador daqui a dois, quatro, dez anos. Por isso, sugiro uma mesa permanente de negociação”, defendeu Haddad.

Para o presidente Lula, a formação e valorização dos profissionais de educação são fundamentais para dar seguimento ao que classificou de verdadeira revolução na educação. “O casamento entre educação de qualidade e valorização do professor tem que ser indissolúvel”.

O presidente da República destacou a criação do Fundo Nacional de Financiamento da Educação Básica (Fundeb) e o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) como exemplos de ações educacionais importantes em sua gestão para melhorar o financiamento da educação, mas, segundo ele, insuficientes sem a valorização do professor. “Essas ações só crescem se houver à frente delas aquele profissional bem preparado”, afirmou.

Piso Salarial – Cinco estados impetraram Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.167 contra a lei do piso, mas o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade da lei. Porém, ainda falta decidir sobre outros aspectos, como a destinação de um terço da jornada de trabalho dos professores voltada ao planejamento de aulas fora da escola.

A Conae será encerrada nesta quinta-feira, 1º, com a redação de um documento com as deliberações de delegados de todo o país. As resoluções servirão para embasar políticas educacionais como a elaboração do próximo PNE, que conterá metas a serem alcançadas entre 2011 e 2020.
Com informações CONAE

CONAE - Plenária aprova vagas em universidade para escolas públicas

A Conferência Nacional de Educação (Conae), terminou nesta quinta-feira, 1º. Entre as propostas aprovadas está a reserva de 50% das vagas nas universidades públicas para alunos egressos de escolas públicas, sendo respeitada a proporção de negros e indígenas em cada ente federado, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Também foi sugerida a destinação de 50% dos recursos obtidos a partir da extração do petróleo da camada pré-sal para a educação. Destes, 30% ficariam com a União para investimento em educação profissional e superior e 70%, com estados e municípios para aplicação na educação básica.

Outra questão aprovada entre os participantes da conferência foi a eleição de diretores de escolas. Os delegados concordaram ainda com a consolidação de uma política de educação de jovens e adultos voltada para a formação integral do indivíduo, que possa alcançar, inclusive, os que se encontram em situação de privação de liberdade.

O documento completo, com todas as deliberações, estará disponível até o final do mês na página eletrônica da conferência e será encaminhado a todos os delegados por correio eletrônico.
As propostas foram votadas em seis reuniões de eixos temáticos, na terça e na quarta-feira, e na plenária geral, nesta quinta. O texto aprovado nesta plenária servirá como base para a elaboração de políticas educacionais, especialmente do Plano Nacional de Educação (PNE).
O documento começou a ser construído nos debates realizados em 27 conferências estaduais e 1,5 mil municipais, no ano passado. Na Conae, os 2,5 mil delegados de todo o país foram responsáveis por propor e aprovar modificações ao texto.
Eixos – Os assuntos debatidos na Conae foram divididos em seis grandes grupos. O eixo 1 tratou de questões ligadas ao papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional. O eixo 2 debateu a qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; o 3, democratização do acesso, permanência e sucesso escolar. A formação e valorização dos profissionais da educação foi tema do eixo 4. Os eixos 5 e 6 se referiram, respectivamente, ao financiamento da educação e controle social e à justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.
COM INFORMAÇÕES CONAE

sábado, 3 de abril de 2010

Simone Tebet renuncia cargo de prefeita e Márcia Moura assume

foto divulgaçãO
Em sessão solene da Câmara de Vereadores realizada na noite desta quarta-feira (31), Simone Tebet renunciou o cargo de prefeita, e a sua vice, Márcia Moura, foi empossada no cargo para administrar a cidade de Três Lagoas. Participaram da sessão de renúncia e posse, realizada na Praça Senador Ramez Tebet, os vereadores Fernando Milan (PMDB), presidente da Câmara; Jorge Martinho (PMDB), Jorginho do Gás (PSDB), Tonhão (PPS), Marisa Rocha (PSB), Idevaldo Claudino (PT), Ângelo Guerreiro (PDT), Celso Yamaguti (DEM), o deputado federal Waldemir Moka (PMDB), familiares, servidores públicos, secretários municipais, população e demais autoridades.

Após leitura da carta de renúncia, Simone Tebet, num discurso emocionado, agradeceu sua família, a equipe de trabalho na Prefeitura, os vereadores e toda a população de Três Lagoas, e falou dos desafios e conquistas nos cinco anos a frente da Administração Municipal. “Quando assumimos a Prefeitura, tivemos que reinventar nossa cidade. Foram muitos os desafios. E nesse recomeço aprendi muitas coisas. Aprendi que quando morre uma esperança, nasce outra. E com a luta de todos, com o trabalho dos nossos três mil servidores, a apatia deu lugar a esperança. Procurei honrar o meu povo, sendo a mais fiel servidora. Amei esta terra através do olhar do meu pai; hoje amo por mim mesma. Se por cinco anos servi Três Lagoas, o meu pai me deu a mão. Hoje quero servir Três Lagoas por Mato Grosso do Sul. Vou tranquila porque esta cidade está preparada; é a terra das oportunidades, abençoada por Deus, e conhecida por toda a nação; porque é independente para conseguir a dignidade de seres humanos. A cidade que era destituída de um amor próprio não volta mais; hoje ela é o presente de Mato Grosso do Sul. Deixo Três Lagoas muito diferente do que peguei”, discursou.
 Ao mencionar o Título de Cidadã Benemérita que recebeu da Câmara de Vereadores na ocasião, Simone acrescentou aos presentes: “não quero levar daqui nenhum mérito, pois a obrigação de um homem público é servir e não precisa de nenhuma condecoração para isso. Eu é quem recebi o maior presente: vocês me humanizaram. Recebi ternura, carinho e amor. Deixo um cargo, mas não deixo a cidade, jamais abandonarei este povo. Me ausentarei momentaneamente, mas deixo um pedaço de mim porque meu coração está aqui com vocês”. E dirigindo-se a prefeita Márcia Moura, proferiu: “Vá em frente, conte sempre comigo. O seu maior desafio Márcia será o de diminuir a desigualdade social. Me despeço de ti minha fiel companheira e de toda a população com a sensação de dever cumprido, de conseguir a dignidade de seres humanos, e de devolver a este povo o orgulho de ser três-lagoense”.


Simone encerrou seu discurso com o poema “Desejo”, de Victor Hugo, em homenagem a toda a população.
 Posse de Márcia Moura

Ao ser empossada como prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura falou do novo e importante momento político que vive. “Vamos dar mais um passo rumo a um futuro que já começou, meu maior sentimento não é apenas o de esperança. Meu maior sentimento é de gratidão. Gratidão e orgulho. Orgulho de ser desta terra abençoada e de poder continuar caminhando de maneira segura e com a certeza de que estamos no rumo certo”.


Márcia também agradeceu à ex-prefeita Simone Tebet: “ao receber das mãos da nossa querida prefeita, Simone Tebet, a responsabilidade de continuar seu trabalho, tenho a mesma sensação que tem uma mãe, que como eu, um dia viu seu filho partir em busca de um futuro melhor, numa cidade maior, com mais oportunidades. Minha querida amiga Simone, que será para sempre nossa prefeita, comparo a sua saída da Prefeitura com a de um filho, que deixa sua casa para estudar e trabalhar. Aquele filho que é a nossa jóia maior, a nossa razão de viver, que deixa seus pais e vai em busca de crescimento, conhecimento e grandes desafios. Que DEUS a proteja com muito carinho, saúde, paz e voe, pois seus vôos são contemplados pelo nosso Pai Soberano, conduzindo-a para que seus sonhos se realizem da melhor maneira possível. Gratidão é o vocábulo maior que tenho de dizer a você, aprendi muito, sei que a vida é um crescimento e aprendizado diários, mas com o seu apoio, orientação e “querer bem”, estaremos protegidos e buscaremos, sempre, a vitória”.


A prefeita recém empossada agradeceu a sua família, o Poder Legislativo, e para a população disse: “quero aproveitar para agradecer também a todos aqueles que de maneira direta ou indireta participaram da minha vida política. Agradecer a todos os Funcionários da Prefeitura pelo convívio, trabalho e por fazermos a diferença no crescimento positivo da nossa cidade. Não tenho dúvidas que 2010 será para Três Lagoas o início de uma nova era, com a concretização de investimentos já confirmados para esta cidade, que irão gerar milhares de empregos, bilhões em investimentos, abrindo para nossa cidade um horizonte de infinitas realizações. O progresso que começou a se desenhar na cidade há alguns anos atrás, parte agora para uma nova etapa. Hoje podemos olhar nos olhos de cada três-lagoense e ter a certeza que estamos na trilha certa. E é nesse sentido, que neste momento, peço a todos vocês, população da nossa Três Lagoas, que me dêem mais um voto, o de confiança. Saibam que a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana. Tenha a certeza, que nossa Três Lagoas continuará ultrapassando fronteiras da melhor forma que puder, cresceremos com sustentabilidade, desafiaremos, ousaremos, enfrentaremos, saberemos impor limites, planejaremos e executaremos, enfim, temos, hoje, o orgulho de sermos três-lagoenses, e vamos, juntos, alimentar e aumentar, ainda mais, esse sentimento. Confiem em mim e na nossa equipe, que DEUS nos proteja sempre”.